Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 24/04/2024 21:48:24

VT de Laranjeiras do Sul conquista melhor posição do sul do País em Gestão de Desempenho

Notícia publicada em 06/12/2018
Unidade teve o melhor desempenho da
Região Sul

A Vara do Trabalho de Laranjeiras do Sul, unidade judiciária do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, foi um dos destaques no Índice Nacional de Gestão de Desempenho da Justiça do Trabalho (IGest), desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. A unidade, cujo titular é o juiz João Luiz Wentz, conquistou a 19ª posição nacional, sendo a mais bem colocada no sul do Brasil. Entre as 100 primeiras Varas do Trabalho do relatório aparecem também a VT de Castro, as 3ª e 4ª VTs de Ponta Grossa e a 1ª VT de Cascavel.

O relatório classificou 1.571 Varas Trabalhistas de todo o Brasil, considerando dados estatísticos do período compreendido entre 01/10/2017 e 30/09/2018. Os indicadores estão padronizados em um intervalo que varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 0, mais satisfatório é o desempenho da Vara.

O IGest sintetiza indicadores como acervo, celeridade, produtividade e taxa de congestionamento em relação à força de trabalho, com a finalidade de contribuir para o aprimoramento da gestão das Varas do Trabalho do País.

Esses indicadores foram definidos em conformidade com os objetivos judiciários do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2015-2020 de assegurar a celeridade e a produtividade, estimular a conciliação e as soluções alternativas de conflitos, e impulsionar as execuções trabalhistas e fiscais.

Uma das vantagens do IGest é que ele permite identificar as Varas do Trabalho com bom desempenho e extrair delas as boas práticas que levaram a esses resultados. Por outro lado, o IGest também possibilita verificar quais unidades merecem mais atenção.

Para o juiz João Luiz Wentz, as reuniões de que participou na Subseção local da OAB, juntamente com advogados e o diretor de Secretaria da VT de Laranjeiras do Sul, esclareceram dúvidas quanto ao modo de peticionamento no PJe e, também, no tocante ao novo artigo 840 da CLT, que versa, entre outras questões, sobre a formatação da petição inicial.

"As conversas derivadas dessas reuniões contribuíram para o desempenho da Unidade, na medida em que as novas ações e demais petições vêm sendo cadastradas corretamente no sistema, o que evita retrabalho da Secretaria, ao mesmo tempo em que implica a celeridade na prestação jurisdicional", afirmou o magistrado.

"Também deve-se destacar o comprometimento da equipe de servidores, que, mesmo com o quadro deficitário, não poupa esforços para atender bem ao andamento dos processos na Secretaria. Desse modo, o ótimo desempenho nacional alcançado pela Vara do Trabalho de Laranjeiras do Sul é fruto da comunhão de esforços entre sua equipe e advogados que aqui militam, a quem estendem-se os mais sinceros agradecimentos", finalizou Wentz.

A VT de Laranjeiras do Sul, localizada na região centro-sul paranaense, compreende o respectivo município e os de Cantagalo, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guaraniaçu, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond.

Acesse AQUI o Relatório IGest.


Assessoria de Comunicação do TRT-PR (com informações do TST)
Foto: Antonio Marcos Penna Borges
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br