Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/04/2024 08:58:50

Vice-presidente do TRT da Paraíba visita o TRT do Paraná

Notícia publicada em 20/11/2018
1ª reunião de mediação pré-processual de 2º Grau coincidiu com a 
visita do vice-presidente do TRT-PB

O vice-presidente do TRT da 13ª Região (com sede em João Pessoa-PB), desembargador Leonardo José Videres Trajano, visitou Curitiba nesta segunda-feira (19/11). A visita teve o intuito de troca de conhecimentos e práticas acerca das ações da vice-presidência e da corregedoria do Tribunal Regional paranaense, já que no TRT da Paraíba as funções de corregedoria e vice-presidência são acumuladas.

Sempre acompanhado da desembargadora Nair Maria Lunardelli Ramos, atual vice-presidente do TRT do Paraná, o desembargador Leonardo Trajano acompanhou a primeira audiência de mediação pré-processual realizada pela Vice-Presidência do TRT-PR. A sessão de mediação, que tem a participação necessária do Ministério Público do Trabalho, ocorre antes do ajuizamento de um dissídio coletivo, buscando solucionar um conflito antes de que ele se torne uma ação judicial.

O desembargador Leonardo Trajano destacou que, como ele acumula as funções de vice-presidente e corregedor regional do TRT paraibano, chamou atenção o projeto TRT em Ação, que leva para as regiões do interior paranaense as atividades da Vice-Presidência e da Corregedoria Regional. Embora seja um estado menor que o Paraná, a Paraíba tem realidades distintas ente a capital João Pessoa (na Zona da Mata), o agreste (cuja principal cidade é Campina Grande) e o sertão.

"É fundamental para que se possa aprender com as boas práticas, fazendo valer o princípio da cooperação entre os tribunais, fazendo valer o que é de bem em prol da sociedade. Eu destaco o TRT em Ação e o CEJUSC (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas) como embriões que podemos adaptar à nossa realidade no TRT da 13ª Região", afirmou.

No encontro com a presidente do TRT-PR foram discutidas questões
de interesse comum dos Tribunais

A desembargadora Nair Lunardelli Ramos considera que foi uma boa coincidência a visita do desembargador Leonardo Trajano no mesmo dia da primeira audiência de mediação de segundo grau. "Eu também, antes de estabelecer alguns projetos, fui fazer visitas a outros tribunais e conhecer outras realidades serve para que a gente possa aplicar aquilo que deu certo e não perder tempo com aquilo que não funcionou", afirmou.

Na parte da tarde, ambos os vice-presidentes se reuniram com a presidente do Regional Paranaense, desembargadora Marlene T. Fuverki Suguimatsu, e trataram de questões comuns de interesse dos dois tribunais e da Justiça do Trabalho como um todo. Após o encontro, o desembargador Leonardo conheceu a estrutura da Coordenadoria de Conciliação e de Apoio Permanente à Execução de Curitiba (COCAPE).

Encerrando a agenda da visita, o vice-presidente do Regional da Paraíba realizou visita de cortesia ao gabinete da decana do TRT-PR, desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista, e encerrou o dia conhecendo o Plenário Pedro Ribeiro Tavares, tombado pelo patrimônio histórico.

Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Gilberto Bonk e Pedro Macambira
(41) 3310-7309

ascom@trt9.jus.br