Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 11:49:56

TRT-PR exibe a mostra "A trajetória dos trabalhadores imigrantes e a Justiça do Trabalho no Paraná"

Notícia publicada em 17/10/2018

Autos de processos trabalhistas, objetos e fotos contam o
contidiano familiar, social e laboral dos imigrantes no Paraná

Está em exibição no Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, em Curitiba, a mostra "A trajetória dos trabalhadores imigrantes e a Justiça do Trabalho no Paraná", que reúne autos de processos trabalhistas das décadas de 30, 40 e 50 envolvendo as etnias que se estabeleceram no Estado.

O universo laboral de imigrantes poloneses, ucranianos, russos, holandeses, franceses, italianos, libaneses e japoneses está retratado nos documentos judiciais, que abrangem conflitos advindos de relações de trabalho em fábricas, em construções e até em um cassino em Londrina. 

A mostra torna-se um panorama de diversos aspectos da sociedade daquele período, incluindo o movimento nazista e o processo de formação de uma identidade brasileira nos recém-chegados. 
  

Os autos estão expostos juntamente com um resumo da história do processo, que inclui nomes dos trabalhadores, empregadores e juízes, datas, motivos da ação, alegações das partes, informações sobre acordos e decisões dos magistrados.

Miniatura de capacete de samurai enviada pelo Museu
Paranaense

A exposição apresenta ainda objetos representativos do cotidiano dos imigrantes, como o conhecido tamanco de madeira usado no passado pelos holandeses (cortesia do Centro Cultural Castrolanda) e o ferro de passar à brasa, artefato emblemático da cultura dos poloneses (cedido pela Colônia Dom Pedro II), além de fotos dos imigrantes em situações domésticas e laborais.

Já para ilustrar as tradições japonesas, o Centro de Memória expõe a miniatura de um capacete de samurai, artefato que pertence ao Museu Paranaense.  

Outros grupos e entidades que cederam materiais foram a Colônia Witmassumm o Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat, a Casa da Cultura Polônia Brasil (que enviou painéis de sua exposição "Aproximações"), o Centro Cultural Castrolanda, a Casa da Memória de Curitiba e o Arquivo Histórico Archelau de Almeida Torres, de Araucária.

*A mostra "A trajetória dos trabalhadores imigrantes e a Justiça do Trabalho no Paraná", com entrada gratuita, pode ser visitada até dezembro de 2018, das 9h às 17h. O Centro de Memória do TRT-PR fica na Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 528, no Centro de Curitiba.




Objetos da cultura polonesa, cortesia da Colônia
Dom Pedro II

Exposição está em cartaz até dezembro e pode ser visitada
das 9h às 17h

 

 

Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Gilberto Bonk Jr
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br