Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 23/04/2024 18:44:50

Exposição: Homenagem ao idealizador do TRT-PR

Notícia publicada em 13/09/2011

TRT-PR comemora 35 anos com homenagem a seu idealizador
 

 

Com uma homenagem ao advogado Milton Vianna, idealizador do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), foi iniciada, nesta segunda-feira, 12, a semana de comemoração aos 35 anos do Regional paranaense, criado em 17 de setembro de 1976. A história de Milton Vianna é contada por meio de fotografias, documentos, anotações pessoais e cartas e pode ser vista na exposição “Idealismo e Visão: centenário de nascimento de Milton Vianna”, que ficará aberta ao público até o dia 8 de dezembro, no Centro de Memória do TRT-PR, na Alameda Carlos de Carvalho, 528, em Curitiba.


“Milton Vianna morreu em 1974, dois anos antes de ver o seu sonho realizado, mas foi um homem incansável na luta pela criação do Tribunal do Trabalho no Paraná. É uma homenagem justa para quem foi fundamental para a Justiça do Trabalho de nosso Estado”, lembrou o presidente do TRT-PR, desembargador Ney José de Freitas.


Milton Vianna foi o criador da primeira faculdade privada de Direito de Curitiba, no ano de 1950, que oferecia turmas à noite. Na época, somente a Universidade Federal do Paraná tinha curso de Direito e as aulas eram restritas ao turno da manhã. Segundo lembrou seu neto, o reitor do atual Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), Danilo Vianna, criar uma faculdade com cursos à noite e instituir um Tribunal Regional do Trabalho no Paraná eram os dois maiores sonhos de Milton Vianna. “Conseguiu concretizar ambos”, comemorou Danilo Vianna durante a abertura da exposição.

O esforço de Milton Vianna foi reconhecido pelo então presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Mozart Victor Russomano, durante discurso que realizou, em 1976, no evento em que o próprio Russomano era o homenageado pela criação do TRT-PR. “A ideia por inteiro coube ao saudoso professor e advogado Milton Vianna. Na década de 1940, ele concebeu a existência de um Tribunal Regional do Trabalho em Curitiba. Ainda no governo do saudoso Marechal Eurico Gaspar Dutra. A ideia não prosperou, mas o professor Milton Vianna, que atuou na Justiça do Trabalho já com a luz dos seus olhos apagada, com o mesmo entusiasmo e a mesma vibração dos seus primeiros dias, nunca deixou que a ideia morresse. Nunca deixou que arrefecesse o entusiasmo dos curitibanos, dos paranaenses, em torno daquela ideia”, disse o ministro em seu discurso do dia 7 de dezembro de 1976, que se encontra gravado no TRT-PR. “E mais tarde, examinando dados estatísticos, estudando os diferentes aspectos da evolução necessária da Justiça do Trabalho, cheguei efetivamente a uma conclusão racional da inteira procedência daquela medida, que tanto tempo depois haveria de se concretizar em uma lei flagrante retardatária. A ideia seguiu adiante sustentada, sobretudo, pela vigilância constante do professor Milton Vianna, que arregimentou meios sindicais, meios dos empresários, movimentou o entusiasmo dos políticos, a responsabilidade dos estadistas, a atividade vigilante dos advogados, dos juízes do Trabalho de Curitiba, transformando aquela ideia em uma verdadeira reivindicação de âmbito estadual”, prosseguiu o ministro.

“A obra da minha existência é esse Tribunal. O que realmente perdurará, de tudo aquilo que até hoje eu disse, eu escrevi ou eu fiz, foi a colaboração que dei a muitos outros para que esse Tribunal se transformasse em uma efetiva realidade. Creio que posso sugerir que algum dia, no momento que seja considerado oportuno, este egrégio Tribunal delibere homenagear a memória do professor Milton Vianna. Será, essa sim, a homenagem justa, a homenagem que falta, porque a homenagem que agora me é feita é generosa demais para ser justa. E tendo sido generosamente feita, preencheu todo o meu espírito de um perene, de um eterno agradecimento”, concluiu Russomano.

Tribunal - A comemoração prossegue no dia 15 de setembro, às 18 horas, no Plenário do TRT, em Curitiba, com o lançamento de um selo pelos 35 anos do Tribunal. Na ocasião, serão homenageados magistrados e servidores da Justiça do Trabalho que completam, neste ano, 25 e 35 anos de serviços prestados ao Tribunal.

Também nesta segunda-feira, 12, o juiz Amaury Haruo Mori, da Vara do Trabalho de Bandeirantes (PR), lançou o livro “O direito à privacidade do trabalhador no ordenamento jurídico português. Fundamentado na legislação vigente em Portugal, o livro é o resultado da dissertação apresentada pelo magistrado no curso de Mestrado em Ciências Jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.





Presidente Ney José de Freitas e reitor Danilo Vianna durante abertura da exposição


Magistrados, servidores e convidados acompanham cerimônia em homenagem a Milton Vianna



Desembargador Ney Freitas e família Vianna observam exposição








Ascom TRT-PR

(Fotos: Inara Passos/ Texto: Flaviane Galafassi)
(41) 3310-7313
imprensa@trt9.jus.br