Conceito: Capacidade de Rastreamento
A capacidade de rastreamento (rastreabilidade) descreve o estabelecimento e a manutenção de relacionamentos entre artefatos, tais como um requisito e um caso de uso ou um requisito e uma regra de negócio, de modo que você possa localizar todo o trabalho e avaliar o impacto das mudanças.
Relacionamentos
Descrição Principal

A capacidade de rastreamento (rastreabilidade) serve para o entendimento de como os requisitos de alto nível (objetivos, metas, intenções, aspirações, expectativas e necessidades) são transformados em requisitos de baixo nível, como eles são implementados e como eles são verificados.

O uso da capacidade de rastreamento pode fornecer os seguintes benefícios:

  • Maior confiança no atendimento dos objetivos

A capacidade de rastreamento aumenta a confiança de que os objetivos serão alcançados permitindo que a análise de cobertura assegure que tudo que foi acordado para ser feito, foi feito.

  • Habilidade para avaliar o impacto de mudanças

A capacidade de rastreamento permite que o impacto das mudanças (custo, cronograma e técnico) seja avaliado antes do trabalho começar.

  • Justificativa melhorada

A capacidade de rastreamento esclarece como o trabalho contribui para o projeto como um todo.

  • Habilidade para acompanhar o progresso

A capacidade de rastreamento suporta o acompanhamento do projeto assegurando que os requisitos estão implementados. Por exemplo, pela verificação de que um artefato de design e teste existe para cada requisito.

  • Habilidade para comparar custos versus benefícios

A comparação dos componentes de produto com os requisitos permite que você compare os benefícios versus os custos.