Conceito: Ciclo de Vida de Projeto
O ciclo de vida de projeto fornece aos Analistas de Negócios e à equipe de projeto, visibilidade, pontos de sincronização e pontos de decisão durante o projeto, permitindo que a supervisão e as decisões de parar ou continuar o projeto sejam tomadas em momentos apropriados.
Relacionamentos
Descrição Principal

O ciclo de vida de projeto fornece aos Analistas de Negócios supervisão, transparência e mecanismos de orientação para controlar o orçamento do projeto, escopo, exposição ao risco, valor fornecido e outros aspectos do processo.

Cada iteração gera um incremento de produto, o que constitui uma oportunidade para que os Analistas de Negócios entendam qual valor foi entregue e quão bem acompanhado o projeto está. Ele também fornece à equipe de desenvolvimento a oportunidade de fazer alterações no projeto para otimizar os resultados.

O PDS-TRT9 organiza as iterações em um conjunto de fases. Cada fase termina com um marco destinado a proporcionar supervisão, pela descoberta e solução das questões que normalmente são críticas para os interessados:

  • Fase de Concepção. Nós estamos de acordo com o escopo e os objetivos do projeto, e se ele deve continuar?
  • Fase de Elaboração. Nós estamos de acordo que a arquitetura executável seja utilizada para o desenvolvimento da aplicação, e também que o valor entregue até ao momento, bem como os riscos remanescentes, são aceitáveis?
  • Fase de Construção. Será que nós temos uma aplicação que está suficientemente perto de ser liberada de forma que possamos mudar o principal foco da equipe para os ajustes, o polimento e a garantia de uma implementação bem sucedida?
  • Fase de Transição. A aplicação está pronta para liberação?

Se, na revisão da fase, a resposta for Sim para as perguntas acima, o projeto deve continuar. Se a resposta for Não, a fase é postergada (normalmente, acrescentando uma iteração extra), até que seja recebida uma resposta satisfatória, ou os Analistas de Negócios determinem que o projeto deva ser cancelado.

Um dos objetivos do ciclo de vida do projeto é focar em dois dos principais orientadores dos Analistas de Negócios: redução dos riscos e criação de valor. As fases do PDS-TRT9 focam a equipe na redução dos riscos relacionados às questões a serem respondidas ao final da fase, e no monitoramento da criação de valor, veja a figura abaixo.

À medida que o projeto avança, o risco diminui e o valor aumenta.

Redução dos riscos (curva vermelha) e criação de valor (curva verde) durante o ciclo de vida do projeto.

O risco é uma manifestação da probabilidade de acontecer coisas inesperadas no projeto e dificulta a criação de valor. O risco é diretamente proporcional à incerteza nas estimativas e os Analistas de Negócios geralmente querem saber, o mais cedo possível, qual o valor que o projeto pode entregar no tempo estipulado.

Informações Adicionais
Conceitos