Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 18:31:50

Órgãos Colegiados de TIC

Governar a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de uma organização torna-se mais importante numa sociedade cada vez mais complexa e baseada em conhecimento. O elemento-chave da Governança de TIC é a integração entre os objetivos e as diretrizes estratégicas da organização e as ações de TIC, visando criar valor às organizações por meio do uso dos recursos de TIC.

Esse objetivo de alto nível da governança de TIC pode ser atingido pelo reconhecimento desta como parte da governança corporativa, mediante o estabelecimento de um sistema de governança de TIC, composto por uma variedade de estruturas, processos e relacionamentos (Guia de Comitê de TI do SISP, 2013). 

Para o TCU, um exemplo prático de mecanismo de governança de TIC é o estabelecimento de um processo transparente de tomada de decisão sobre a priorização de grandes demandas de TIC. Tal processo é necessário para garantir que as ações de TIC estejam alinhadas com os objetivos institucionais e para garantir que as demandas que tenham maior impacto nesses objetivos tenham atendimento prioritário. Esta é uma decisão que não cabe às unidades de TIC (embora devam sempre opinar). Portanto, o estabelecimento desse processo, os participantes e suas competências são iniciativas de governança de TIC a serem lideradas pela alta administração.

Desta forma, percebe-se a necessidade da criação de uma estrutura e o estabelecimento de práticas adequadas à organização, que direcionem os esforços para a concepção e a implementação de um sistema de governança de TIC mais abrangente e aderente aos objetivos do negócio.
 
Como exemplo de elementos eficazes para a implementação de um sistema de governança de TIC, temos os órgãos colegiados da área de TIC que são instâncias de apoio à Governança e a Gestão, em suporte à Presidência para a tomada de decisão, com definição dos papéis organizacionais e respectivos responsáveis pelas proposições.

No âmbito do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, temos colegiados que tratam de temas relacionados à Governança de TIC, à Gestão de TIC e à gestão dos principais sistemas informatizados.

Clique nos links abaixo para acessar a página de cada órgão colegiado de TIC :

CTIC - Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação

STIC - Subcomitê de Tecnologia da Informação e Comunicação

SRPJe - Subomitê Regional do Sistema PJe

SRPROAD-OUV -  Subcomitê Regional do PROAD-OUV

SSIGEP - Subcomitê do Sistema SIGEP-JT

SSIGEO -  Subcomitê do SIGEO-JT