Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 03:32:45

PR tem melhor desempenho entre os tribunais de médio porte no primeiro dia da Semana da Conciliação

Notícia publicada em 23/05/2022

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná teve o melhor desempenho entre os tribunais de médio porte, durante o primeiro dia da VI Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, iniciada nesta segunda-feira, 23 de Maio.

Nas atividades da Semana de Conciliação, o Regional atendeu 3.563 pessoas e realizou 896 audiências. Os valores dos acordos variaram de R$ 1 mil a R$ 287 mil (este último realizado na Vara do Trabalho de Arapongas). Um dos destaques foi o resultado obtido pela Vara do Trabalho de Palmas, que alcançou 100% de conciliação.

O mutirão prosseguirá até o dia 27, envolvendo a estrutura da Justiça do Trabalho em todo o País.

Mais de 1500 audiências

A presidente do Tribunal do Trabalho do Paraná, Desembargadora Ana Carolina Zaina, e o Coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e Coordenador do Centro Judiciario de Métodos de Solução Consensual de Disputas (Cejusc) de Segundo Grau, Desembargador Eliázer Medeiros, participaram da abertura da VI Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, telepresencialmente, no Cejusc do Fórum trabalhista de Curitiba, na manhã desta segunda-feira, 23, em conjunto com os Juízes Coordenadores do Cejusc de Curitiba, Valdecir Edson Fossatti e Fernando Hoffmann, e Juízes Supervisores do Cejusc de Curitiba: Graziella Carola Orgis e Ricardo José Fernandes de Campos.

A cerimônia de abertura, com a participação da vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministra Dora Maria da Costa, realizada no Cejusc de São José, Santa Catarina, foi transmitida pelo Youtube e acompanhada em tempo real nos Tribunais Regionais do Trabalho de todo o País.

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) agendou 1.529 audiências para a pauta da 6ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que vai até 27 de Maio. As audiências serão realizadas, principalmente, nos Cejuscs. Magistrados e servidores terão o objetivo central de pacificar conflitos sociais, empoderando as partes e incentivando-as a participar ativamente das negociações, na presença de um juiz, que assegura a legalidade do acordo.
Os Cejuscs, estruturas do TRT-PR voltadas exclusivamente para solucionar os processos pela via da conciliação, encontram-se nos Fóruns de Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Paranaguá, Toledo, Umuarama e Apucarana. Também há o Cejusc de 2º Grau, responsável pela busca da conciliação nos processos que tramitam em grau de recurso ordinário.
(Saiba mais sobre os Cejuscs AQUI)

Desembargadora Ana Carolina Zaina e Desembargador Eliázer Medeiros posam com juízes diante do Cejusc Curitiba

Ainda durante o mutirão de conciliações, serão considerados processos que estão em admissibilidade de recurso de revista.
A Semana Nacional de Conciliação Trabalhista é uma campanha promovida pelo CSJT e envolve Tribunais do Trabalho de todo o país. A divulgação dos benefícios da conciliação, solucionando os conflitos de forma pacífica, é um dos objetivos da campanha.
O slogan escolhido para o evento deste ano é “Conciliar para Recomeçar”. O CSJT explica que a frase se refere ao período pós-pandemia, com a volta gradual à normalidade como uma possibilidade de recomeçar sem conflitos judiciais 

Para assistir à cerimônia de abertura, clique AQUI.

Durante a cerimônia de abertura da Semana da Conciliação foi lançada uma cartilha da Justiça do Trabalho para orientar empregadores e empregados sobre conciliação em processos trabalhistas. Para ver os detalhes e baixar a cartilha, clique AQUI.