Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 02:44:36

Tribunal divulga Plano Estratégico para o período 2021-2026

Notícia publicada em 25/08/2021

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná acaba de divulgar o Plano Estratégico Institucional para o ciclo 2021–2026, um instrumento que visa à constante modernização e aprimoramento das atividades da Instituição, tendo como meta final entregar ao cidadão um serviço judicial de excelência. O plano foi aprovado pela Resolução Administrativa do Tribunal Pleno n. 68/2021.

O Plano Estratégico Institucional do TRT-PR alinha-se à Estratégia Nacional definida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Plano Estratégico da Justiça do Trabalho, elaborado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), seguindo as diretrizes da Resolução CNJ n. 325/2020 e a metodologia definida no Modelo de Gestão Estratégico da Justiça do Trabalho, prevista na Resolução CSJT n. 259/2020.

Guia permanente
O Plano tem como finalidade oferecer ao TRT-PR um manual claro dos desafios e objetivos que devem ser superados para cumprir sua missão institucional: “Realizar Justiça, no âmbito das relações de trabalho, contribuindo para a paz social e o fortalecimento da cidadania”.

Objetivos estratégicos, indicadores e metas
Os objetivos estratégicos traçados pelo TRT-PR, da perspectiva da sociedade, incluem tópicos como “Promover o trabalho decente e a sustentabilidade”, tendo como indicador o índice de integração da Agenda 2030 ao Poder Judiciário. A meta a ser atingida é a Meta Nacional n. 9 do CNJ: “Integrar a Agenda 2030 ao Poder Judiciário - Realizar ações de prevenção ou desjudicialização de litígios voltadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da Agenda 2030”.

Conciliação
Sob a perspectiva dos processos internos, consta, entre outros itens, “Assegurar o tratamento adequado dos conflitos trabalhistas”. O indicador é o índice de conciliação e a meta a ser atingida é a Meta Nacional n. 3 do CNJ: “Estimular a conciliação - Aumentar o índice de conciliação em relação à média do biênio 2018/2019, em um ponto percentual. Cláusula de barreira: 40%”.

Tecnologia
“Aperfeiçoamento da Governança de TIC, proteção de dados e segurança cibernética” é um dos tópicos dos objetivos estratégicos que têm como perspectivas o aprendizado e o crescimento.

Uma das ações desenvolvidas pelo TRT-PR para alcançar esse propósito é o Programa de Aceleração Digital, tendo o projeto “Solária” como um de seus principais componentes. A obra tecnológica traz soluções digitais para automação das atividades que são realizadas em sistemas informatizados. Um dos destaques do projeto é o Robô Judiciário, ou RJ-1, um algoritmo capaz de executar uma série de tarefas necessárias, mas repetitivas, para o agendamento de audiências por videoconferência.

Texto na íntegra
Para conhecer o Plano Estratégico Institucional do TRT-PR 2021-2026 acesse AQUI, e o Mapa Estratégico em versão A4 pode ser acessado AQUI.

TRT da 9ª Região (PR)
Assessoria de Comunicação
Texto: Gilberto Bonk Jr.
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br