Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/04/2024 22:22:17

4ª Vara de Curitiba reduz taxas de congestionamento e atinge três metas em abril

Notícia publicada em 21/05/2019
4ª Vara do Trabalho de Curitiba: os bons
resultados foram registrados no índice geral,
na fase de conhecimento e na de execução

Para a 4ª Vara do Trabalho de Curitiba, o mês de abril foi de comemoração. A unidade, que apresentava uma das maiores taxas de congestionamento entre as Varas do TRT do Paraná, atingiu, no mês passado, três metas estabelecidas pela Corregedoria do Tribunal.

Os resultados positivos foram alcançados tanto no índice geral quanto nas fases de conhecimento e execução, isoladamente. Os percentuais, que em 2018 eram de 68% (geral), 52% (conhecimento) e 87% (execução), caíram, em 2019, para 54,4%, 34,7% e 68,5%, respectivamente.

Para Evilásio Luz Maier, diretor da 4ª Vara do Trabalho de Curitiba, tudo é possível com técnicas de gestão, comprometimento de equipe e critérios objetivos de aferição, como foi proposto pela Corregedoria do TRT do Paraná.

"Pretendemos seguir adiante na busca de resultados ainda melhores, como forma de demonstrar nosso compromisso com esse projeto tão bem sucedido e do qual resultou uma aproximação ainda maior entre a Corregedoria e o 1º grau de jurisdição", afirmou o gestor da unidade judiciária.

Juíza Vanessa K. Sanches (terceira da
esquerda
para a direita), acompanhada de
alguns
dos servidores da unidade

No âmbito do TRT do Paraná, a taxa de congestionamento processual relacionada ao 1º grau de jurisdição também vem caindo. No Regional, o índice era de 58,1% em 2017, chegou a 54,5% no ano passado e, em abril de 2019, já estava em 54%.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é por meio da taxa de congestionamento que se mede a efetividade dos Tribunais. Neste cálculo, considera-se o total de novas ações, os processos baixados e o estoque de casos pendentes no período.



Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br