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seta Governança de TIC


ObjetivoGovernanca_de_TI

Este portal tem como principal objetivo apresentar planejamentos, políticas organizacionais, ações e atividades voltadas à governança de TIC do TRT da 9ª Região.
 

Governança está, portanto, relacionada a mecanismos de tomada de decisão. Com esse
entendimento surgiu o conceito de governança de TI que, segundo a ISO 38500 (2008), é
responsabilidade da alta gestão e parte integrante da governança corporativa e consiste em
estabelecer uma liderança, uma estrutura organizacional e um conjunto de processos que
garantam que a TI suporte e amplie os objetivos e estratégias corporativas.
Segundo ISACA (2012), os objetivos da governança de TI são: permitir a TI ter um
posicionamento mais claro e consistente em relação às demais áreas do negócio da
organização; alinhar e priorizar as iniciativas de TI com a estratégia da organização; alinhar a
arquitetura de TI, sua infraestrutura e aplicações às necessidades das organizações em termos
de presente e futuro; prover processos operacionais e de gestão necessários para atender os
serviços de TI, conforme padrões que atendam as necessidades da organização; prover uma
melhor gestão de riscos para a continuidade operacional da organização; prover regras claras
para as responsabilidades sobre decisões e ações relativas à TI.

Governança Corporativa

Governança corporativa é um conjunto de responsabilidades e práticas da alta gestão com o objetivo de fornecer uma direção estratégica; garantir que os objetivos sejam alcançados; verificar se os riscos estão sendo gerenciados adequadamente; verificar se os recursos corporativos estão sendo utilizados de forma responsável (ISACA, 2012).


Governança de TIC

Governança de TIC é responsabilidade da alta gestão e parte integrante da governança corporativa e consiste em estabelecer uma liderança, uma estrutura organizacional e um conjunto de processos que garantam que a TI suporte e amplie os objetivos e estratégias corporativas (ISO 38500, 2008).


Os objetivos da governança de TIC são:

  • Permitir a TI ter um posicionamento mais claro e consistente em relação às demais áreas do negócio da organização; 
  • Alinhar e priorizar as iniciativas de TI com a estratégia da organização; 
  • Alinhar a arquitetura de TI, sua infraestrutura e aplicações às necessidades das organizações em termos de presente e futuro; 
  • Prover processos operacionais e de gestão necessários para atender os serviços de TI, conforme padrões que atendam as necessidades da organização; 
  • Prover uma melhor gestão de riscos para a continuidade operacional da organização; 
  • Prover regras claras para as responsabilidades sobre decisões e ações relativas à TI (ISACA, 2012).

 

 

jboss88

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