Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 18/04/2024 02:49:30

VT de Wenceslau Braz: 20 anos de história


20 anos da Vara do Trabalho de Wenceslau Braz são comemorados em dezembro


Integraram as celebrações dos 20 anos da instalação da Vara do Trabalho de Wenceslau Braz (Norte Pioneiro), em 12 e 13 de dezembro, o descerramento da Galeria de Fotografias dos ex-juízes titulares daquela unidade judiciária e palestras técnicas do Direito do Trabalho. A iniciativa valoriza a memória da justiça trabalhista na região e é um reconhecimento à dedicação dos magistrados na pacificação de conflitos.

“Magistrados, servidores, advogados, peritos, partes, sindicalistas, prepostos e testemunhas escreveram, em petições, despachos, certidões, laudos, depoimentos, atas e sentenças, páginas importantes das relações sociais, econômicas e jurídicas desta cidade e dos municípios de seu entorno”, disse o presidente Altino Pedrozo dos Santos em seu pronunciamento.

Em duas décadas, sete juízes atuaram em Wenceslau como titulares; em ordem cronológica, são eles Ney Fernando Olivé Malhadas, Lisete Valsecchi Fávaro, Sérgio Guimarães Sampaio, Aparecido Sérgio Bistafa, Angela Neto Roda, Edilaine Stinglin Caetano e o atual, James Josef Szpatowski.

A jurisdição de Wenceslau Braz atende a uma população estimada para 2013 em 135.197 habitantes, tendo como área territorial uma extensão de 4.658.608 Km2, que abrange o respectivo município e os de Siqueira Campos, Salto do Itararé, Santana do Itararé, São José da Boa Vista, Tomazina, Pinhalão, Japira, Jaboti, Ibaiti, Conselheiro Mairinck, Figueira e Ventania.

CERIMÔNIA
Para o prefeito municipal, Athayde Júnior, os 20 anos da Vara do Trabalho de Wenceslau Braz (população estimada de 19.838 habitantes – IBGE 2013) se revestem de especial importância. “Nesses 20 anos, quantos casos não foram resolvidos aqui. Houve pessoas que vieram de fora e movimentaram a economia local, pessoas que procuraram a Vara do Trabalho, conheceram o município e se instalaram aqui; então essa unidade fomentou o desenvolvimento da cidade”, disse o prefeito Athayde Ferreira dos Santos Junior.

 

O juiz James Josef Szpatowski, atual titular da VT, que representou a Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região, disse que a festividade traduz “a união da força e trabalho dos magistrados que por aqui passaram, servidores e nobres advogados e de toda a comunidade de Wenceslau Braz e região".


Participaram das celebrações o presidente do TRT-PR, desembargador Altino Pedrozo dos Santos; o desembargador Luiz Eduardo Gunther; o prefeito de Wenceslau Braz, Athayde Júnior; o prefeito de Ibaiti, Roberto Rezazzo; o vice-presidente da OAB de Ibaiti, Geidel Ferreira; o juiz titular da Vara do Trabalho de Wenceslau Braz, James Josef Szpatowski e o presidente da OAB subseção de Wenceslau Braz, Paulo Madeira; além de convidados e servidores da unidade trabalhista local.


PALESTRAS
Depois do descerramento da galeria com fotos dos ex-juízes titulares, o desembargador Luiz Eduardo Gunther, doutor em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná, fez uma palestra sobre “O dano existencial e o Direito do Trabalho”, no salão de eventos da AABB.

No dia anterior foi proferida a palestra “O processo digital e as ferramentas eletrônicas de produtividade”, pelos oficiais de Justiça do TRT-PR Marcelo Araújo de Freitas e José Carlos Batista Júnior, no Salão de eventos da AABB. Marcelo Araújo de Freitas discorreu sobre os aspectos positivos do processo eletrônico, tais como a celeridade e a conexão com as novas tecnologias. Para agilizar o trâmite processual, ele sugere que se façam mais intimações por telefone, citando como exemplo algumas Varas dos Juizados Especiais Federais de Curitiba, que desde 2004 fazem intimações desta forma, assim como os Juizados Previdenciários. “Quando a intimação é do interesse do reclamante e traz um benefício, você não precisa emitir um papel e enviar pelo correio, ou chamar o Oficial de Justiça para intimá-lo; um telefonema de 30 segundos vai trazer este reclamante ao balcão da Secretaria”.




Presidente Altino Pedrozo dos Santos, juiz James Josef Szpatowski e
presidente da OAB, Seção Wenceslau Braz, Paulo Madeira


A partir da esquerda: Paulo Madeira, da OAB, presidente Altino Pedrozo
dos Santos, juiz James Josef Szpatowski, desembargador Luiz Eduardo
Gunther, juíza Edilaine Stinglin Caetano, advogado Israel Sobrinho Caetano,
Eros Benedetti e o advogado João Luiz Vieira Teixeira



Juiz Szpatowski e o diretor de secretaria da Vara, Eros Benedetti Junior
entregam placa a José Carlos e a Marcelo Araújo



span>

style="font-family: arial,helvetica,sans-serif;">Oficial José Carlos Batista, prefeito Athayde Júnior, juiz James Josef Szpatowski
e o servidor Marcelo Araújo de Freitas

(voltar)