Seu navegador não possui suporte a JavaScript Página Site
Consulta numeração CNJ
TRT
seta Histórico da Justiça do Trabalho no Paraná

Um pouco da história da Justiça do Trabalho no Paraná 

Nos anos de 1930 as questões relativas ao trabalho eram discutidas e julgadas perante as Inspetorias Regionais, órgãos do Ministério do Trabalho, portanto fora do poder Judiciário. Vinculada ao Conselho Regional de São Paulo, Curitiba sediava a 15ª Inspetoria Regional, localizada na av. João Pessoa (hoje av. Luiz Xavier), 103 (Edifício Garcez).

A Justiça do Trabalho foi instalada em 1941, ainda sujeita ao Executivo, composta por Juntas de Conciliação e Julgamento, Conselhos Regionais do Trabalho e Conselho Nacional do Trabalho.

Em 1943 foi publicada a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.

A Constituição Federal de 1946 integrou a Justiça do Trabalho ao Poder Judiciário, dando-lhe autonomia e poder para executar suas próprias decisões, dese-nhando a conformação atual.

 Em Curitiba,  as Juntas de Conciliação e Julgamento (1º Grau) funcionaram em vários endereços da região central: na Rua Monsenhor Celso, 234; por curto período no Edifício Nossa Senhora da Luz, que ainda existe, na Praça Tiradentes; a partir de 1962, no 4º andar da rua Marechal Deodoro, 469; de 1979 a 1981, na Rua Ébano Pereira, 187; de 1981 a 1991, na Rua Dr. Faivre, 1212. Atualmente, o TRT-PR ocupa 3 edifícios na região central da cidade: na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528 e Av. Vicente Machado, 400 e 147.

 TRT 9 - Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região

Até 1976 não havia uma Justiça do Trabalho paranaense. A jurisdição no Estado era da 2ª Região, em São Paulo. O Estado de Santa Catarina fazia parte da 4ª Região, com sede em Porto Alegre.  Com o crescimento populacional e econômico, a Lei n.º 6241/75 criou a 9ª Região, que incluía Paraná e Santa Catarina, com sede em Curitiba. Em 1981, Santa Catarina conquistou seu próprio Tribunal (12ª Região).

Na sua origem, o TRT-PR tinha 8 juízes. Atualmente, são 31 desembargadores federais. Atualmente, a 9ª Região da Justiça do Trabalho conta com 95 unidades judiciárias: 23 na capital, dez em municípios da região metropolitana da capital, três no litoral e 59 no interior do Estado.

Resgatando a história

Em 2008 o TRT do Paraná iniciou uma reorganização do seu material histórico. A influência do Judiciário trabalhista na vida paranaense, o crescimento e a qualificação de sua estrutura e a evolução de seu raciocínio jurídico, tudo encontra-se documentado em milhares de autos de processos, fotografias, vídeos, áudios, documentos e mobiliário. Com uma ação profissional sobre esse acervo, o Tribunal passou a selecionar, restaurar e disponibilizar à população o rico conteúdo de seus arquivos e depósitos.

Selo - Um selo foi criado para identificar os autos com interesse histórico. Quando recebem o selo, esses papéis tornam-se protegidos para a pesquisa. Nas oficinas do Centro de Memória do TRT-PR, são higienizados, indexados, digitalizados e publicados na Internet. Podem ser consultados por computador, de qualquer lugar do mundo.

Depoimentos - Vídeos e outras publicações recontam a história do Tribunal, por meio dos depoimentos de pessoas que ajudaram a construí-lo.

Fotografias - Cerca de 80 mil fotografias de diferentes coleções do Arquivo do TRT estão sendo digitalizadas para publicação na internet, para que magistrados, servidores, aposentados e colaboradores do Tribunal possam identificá-las e acrescentar informações a suas legendas.

Mais informações, clique aqui.

jboss89

Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região - ouvidoria@trt9.jus.br
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, Centro - Telefone (41) 3310-7000 - CEP 80430-180 - Curitiba-PR
Horário de atendimento ao público: das 11h às 17h