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PJe ganha nova opção de login e passa a rodar em todas as versões do Firefox

Desde março deste ano, o Processo Judicial Eletrônico (PJe) conta com uma inovação que promete acabar com uma das maiores reclamações dos advogados: os problemas de acesso causados por incompatibilidades entre as versões do navegador Firefox e o Java, um complemento que permite ao navegador validar o certificado digital dos usuários.

Para contornar o problema, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) desenvolveu o aplicatvo Shodo (pronuncia-se “xodô”, termo japonês para “caligrafia”), software que roda no próprio sistema operacional do computador. Com a mudança, o usuário poderá a partir de agora validar seu certificado em qualquer versão do Firefox.

“O conflito acaba porque a validação passa a acontecer via Windows e não mais pelo navegador”, resume Éder Leone, instrutor do Serviço de Suporte Operacional do TRT-SC, destacando que as duas formas de acesso estarão disponíveis. “É uma opção a mais. Se houver algum problema, o usuário também poderá validar seu certificado pelo método tradicional”, completa.

Único requisito: Java 1.8

Usar o Shodo é muito simples: após conectar seu certificado no computador e selecionar a página do PJe, o usuário terá de escolher a forma de validação do seu token. Para isso é preciso clicar no link azul e rodar o aplicativo (é possível executar diretamente o arquivo ou fazer o download e em seguida clicar nele). Só então o usuário deve selecionar a opção Shodo na caixa de diálogo, digitando também sua senha.

A nova forma de acesso vai estar disponível a todos os usuários do PJe e depende de um único requisito: é preciso instalar no computador a versão 1.8 (ou superior) do programa Java. Veja abaixo como verificar sua versão e fazer o upgrade:

COMO VERIFICAR SUA VERSÃO DO JAVA

Alternativa 1 - Vá no botão Iniciar, depois acesse o Painel de controle > Programas > Java. No aplicativo Java, na guia "Geral", clique na opção Sobre.

Alternativa 2 - Acesse a página de verificação do Java clicando AQUI.

Caso sua versão Java seja inferior a 1.8, siga os passos de instalação abaixo. Se não houver nenhuma versão instalada, vá direto para o Passo 2.

INSTALANDO O JAVA 1.8

Passo 1 - Desinstale a versão atual. Clique no botão Iniciar, depois acesse o Painel de controle e na seção Programas, selecione “Desinstalar um programa”; Selecione o aplicativo Java na lista e clique em Desinstalar. Siga as instruções.

Passo 2 - Instale a versão 1.8: Clique neste LINK. Na página que o navegador abrir, clique em “Concordar e iniciar Download Gratuito”. Siga as instruções.

Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos com a Central de Serviços de TI via telefone (41) 3310-7120 (em dias úteis, das 08h às 18h).


Notícia publicada em 10/07/2017
(Fonte: TRT12)
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