Seu navegador não possui suporte a JavaScript Pesquisa Notícias  [Ministro Renato de Lacerda Paiva prestigia inauguração do CEJUSC-JT]
Consulta numeração CNJ
TRT
Pesquisa Notícias

Ministro Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho prestigia inauguração de CEJUSC-JT

Ministro Renato de Lacerda Paiva e presidente
Arnor Lima Neto

Foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (07/06), no Fórum Trabalhista de Curitiba, o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT).

A cerimônia de instalação do centro foi conduzida pelo presidente do TRT-PR, desembargador Arnor Lima Neto, na presença do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, desembargadores Altino Pedrozo dos Santos, Sérgio Guimarães Sampaio e Ubirajara Carlos Mendes (corregedor regional), juízes de 1º Grau, representantes da AMATRA-IX e da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná e servidores.

Criado pela resolução administrativa 58/2017 do Órgão Especial do TRT-PR, o CEJUSC-JT dá cumprimento à Resolução 174/2016 do CSJT e integrará estrutura maior.

No conjunto de iniciativas da Campanha "Otimização do Orçamento e da Força de Trabalho" da Administração, para dar respostas efetivas às severas restrições de pessoal e orçamentárias, o CEJUSC-JT aproveita a experiência e estrutura do JAC (Juízo Auxiliar de Conciliação) instituído desde 2007. O centro foi pensado como espaço institucional para desenvolver negociações, sempre visando solucionar conflitos por meio da conciliação.

O presidente do TRT-PR, desembargador Arnor Lima Neto, destacou que "a conciliação é inseparável do Judiciário Trabalhista" e o esforço pela efetividade da política pública da conciliação, historicamente tratada nos artigos 652 e 764 da CLT, é amplamente respeitado no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.

Corregedor-geral da Justiça do Trabalho
conheceu a estrutura do CEJUSC-JT

Citou o Relatório de Resultados do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho divulgado no mês de maio pelo CJST, em que o Tribunal se destacou dentre todos os Regionais, ao atingir o maior índice, em 2016, de acordos em processos de 1º grau, em fase de conhecimento (48%), sendo que em 2015 havia alcançado o patamar de 49,38%.

"A nova unidade de conciliação foi criada a partir de um debate estabelecido em distintos espaços institucionais, havendo consultas aos juízes de 1º instância de Curitiba e participação do Comitê Regional de Priorização do 1º Grau", afirmou o desembargador presidente, cumprimentando o juiz Bráulio Gabriel Gusmão, que atuará interinamente como Gestor do CEJUSC-JT. E concluiu salientando que ao inaugurar o centro é ratificado o compromisso institucional com a paz e oferecido o esperado cumprimento da missão institucional da Justiça do Trabalho, pois "Conciliação: o juiz auxilia e as partes julgam".

Em pronunciamento, o corregedor-geral, ministro Renato de Lacerda Paiva, lembrou aos presentes que "a conciliação no judiciário é uma ideia nossa (da Justiça do Trabalho), que surgiu há 70 anos", complementando ao se dirigir aos presentes com a mensagem de "desejo de sucesso a esta iniciativa da 9ª Região".

O ministro Renato Lacerda Paiva afirmou que, em 2016, viu as dificuldades dos tribunais, por conta dos corte no orçamento da Justiça do Trabalho. "A JT é uma Justiça moderna, muito diferente daquela que conhecemos no Século XX, e é nos momentos de dificuldades que temos que buscar soluções como esta", concluiu.

Acesse AQUI as fotos no Flickr do TRT-PR. 

Notícia publicada em 8/6/2017
Foto: Jason Silva
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41)3310-7313
ascom@trt9.jus.br

jboss88

Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região - ouvidoria@trt9.jus.br
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, Centro - Telefone (41) 3310-7000 - CEP 80430-180 - Curitiba-PR
Horário de atendimento ao público: das 11h às 17h