Seu navegador não possui suporte a JavaScript Pesquisa Notícias  [Sistema e-Gestor]
Consulta numeração CNJ
TRT
Pesquisa Notícias

Sistema e-Gestor auxiliará Varas do Trabalho na administração processual

Público foi composto por diretores das Varas do Trabalho de Curitiba

 

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná está desenvolvendo o e-Gestor, ferramenta de informática que propiciará a magistrados e servidores o conhecimento e o domínio completo de todos os processos que tramitam em suas unidades. Nesta quarta-feira (31/5), o corregedor regional do TRT-PR, desembargador Ubirajara Carlos Mendes, apresentou a ferramenta a diretores das Varas do Trabalho de Curitiba.

Em uma de suas funcionalidades, a plataforma capta automaticamente os dados do PJe, oferecendo informações atualizadas que podem ser consultadas diariamente. A novidade tecnológica proporciona o acesso às diversas fases processuais, destacando eventuais atrasos e deficiências e permitindo a correção imediata dos equívocos. O resultado é a prestação jurisdicional com celeridade, eficácia e economia.

A versão inicial do e-Gestor, já disponível na página inicial da intranet do Tribunal, oferece relatórios dos processos pendentes de finalização e casos novos, entre outros dados.

A plataforma contribuirá ainda para uma demonstração mais precisa dos serviços das Secretarias de Varas do Trabalho para fins de cumprimento de metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e da Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho (CGJT).

Superando as dificuldades encontradas nas consultas feitas pelo e-Gestão, sistema até então utilizado pelas Varas, a nova plataforma permite acesso rápido e didático a essas informações e oferece uma visão global da unidade, "aprimorando o gerenciamento dos processos", segundo o corregedor do TRT-PR.

O processo de elaboração e implantação do e-Gestor aconteceu durante as correições realizadas em 2016. O corregedor e sua equipe constataram que os gestores das Varas não possuíam conhecimento pleno do acervo processual e das metas a serem alcançadas. "Encontramos uma unidade que não havia atingido a meta 1 do CNJ por muito pouco, apenas um processo (...) em outra situação, uma Vara havia ultrapassado determinada meta em 50%, sem perceber que existiam procedimentos atrasados", relatou o magistrado, cuja percepção foi a de que havia a necessidade de consolidar os dados do sistema.

O desembargador Ubirajara Carlos Mendes ressaltou que sua atuação na Corregedoria está atenta ao contexto econômico do País e à nova realidade do mundo contemporâneo. "A sociedade mudou. Os cidadãos querem uma resposta imediata, inclusive do Judiciário". Segundo ele, uma das soluções é o apoio à gestão moderna e à automação, "evitando retrabalho e buscando respostas rápidas às demandas".

O e-Gestor está sendo desenvolvido com o suporte da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e da Coordenadoria de Estatística e Análise de Dados (CEAD).

Notícia publicada em 1/6/2017
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Alexandre Gonçalves
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

 

jboss89

Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região - ouvidoria@trt9.jus.br
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, Centro - Telefone (41) 3310-7000 - CEP 80430-180 - Curitiba-PR
Horário de atendimento ao público: das 11h às 17h