Seu navegador não possui suporte a JavaScript Pesquisa Notícias  [TRT-PR realiza encontro sobre Segurança e Saúde do Trabalho ]
Consulta numeração CNJ
TRT
Pesquisa Notícias

TRT-PR realiza encontro sobre Segurança e Saúde do Trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná realiza nesta quinta-feira (27/4) a segunda parte do Seminário Internacional Segurança e Saúde do Trabalho. O evento é uma ação em parceria com a Escola de Direito da PUC/PR e o Sesi/PR, e tem por objetivo promover uma análise do tema a partir da perspectiva jurídica, médica, acadêmica e política.

O encontro, que antecede o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril), é uma iniciativa do Programa Trabalho Seguro PR, campanha permanente do TRT do Paraná, que busca orientar o empregador e o trabalhador para a prevenção de acidentes de trabalho.

No dia 26 de abril, o seminário aconteceu no Campus da Indústria do Sistema Fiep (Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba). As palestras, que foram proferidas pelo desembargador do TRT-PR Luiz Eduardo Gunther e pelo advogado italiano Matteo Barbonelli, abordaram a saúde do trabalhador e direitos fundamentais.

O Teatro Tuca, localizado no Bloco 2 da PUC (Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho, Curitiba), é o endereço da segunda parte do seminário. No período da manhã, os convidados falaram sobre transtornos mentais relacionados ao trabalho. Os participantes foram o juiz do TRT-PR Luciano Coelho; o chefe da Seção de Inspeção do Trabalho (SRTE/PR), Elias Martins; o médico e advogado Ernesto Batista; e o médico psiquiatra Maurício Nasser Ehlke.

A última parte do seminário está sendo realizada na tarde desta quinta, também no Teatro Tuca. Os palestrantes serão o economista e advogado Martino Martins Botelho; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, Gláucio Araújo de Oliveira; e o desembargador do TRT-MG Sebastião Geraldo de Oliveira. Os convidados falarão sobre as perspectivas contemporâneas da saúde nas relações do trabalho.

Acesse AQUI a programação completa.

 

Abril Verde

O comprometimento da Justiça do Trabalho do Paraná com a conscientização sobre a segurança e saúde do trabalhador se intensifica nesta semana com a adesão do Tribunal ao movimento "Abril Verde". A campanha nacional, criada em 2014 pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, apresenta à sociedade a problemática dos acidentes relacionados ao trabalho e a importância da prevenção.

Para chamar a atenção da população, o Tribunal iluminará pelos próximos dias a fachada de seu edifício-sede na cor verde. Outra medida foi utilizar a mesma cor em elementos gráficos de sua página eletrônica.

O campanha "Abril Verde" acontece no período em que são celebrados o Dia Mundial da Saúde (7 de abril, instituído pela Organização Mundial da Saúde) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes (28 de abril, estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho- OIT). A cor escolhida representa a Segurança do Trabalho. 

 

Notícia publicada em 20/4/2017
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Imagens: Ascom/TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br

 

jboss89

Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região - ouvidoria@trt9.jus.br
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, Centro - Telefone (41) 3310-7000 - CEP 80430-180 - Curitiba-PR
Horário de atendimento ao público: das 11h às 17h