Seu navegador não possui suporte a JavaScript Pesquisa Notícias  [Ferramenta desenvolvida pelo CSJT e pelo TRT9 deve alcançar tribunais de todo o País]
Consulta numeração CNJ
TRT
Pesquisa Notícias
Ferramenta desenvolvida pelo CSJT e pelo
TRT9 deve alcançar tribunais de todo o País

Grupo de trabalho foi recebido na Presidência do Tribunal

Uma solução tecnológica desenvolvida em conjunto pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) ganhou destaque no portal do CSJT, pela inovação que representa no sentido de aperfeiçoar a utilização do Processo Judicial Eletrônico, em âmbito nacional.

 

O "EditorPJe”, ferramenta de edição de textos com funcionalidades específicas para o Processo Judicial Eletrônico, será disponibilizado para todos os usuários do PJe/JT, com previsão de início dos testes ainda no primeiro semestre de 2017.

O juiz Bráulio Gabriel Gusmão, titular da 4ª Vara do Trabalho de Curitiba, coordenará o grupo instituído pelo CSJT para desenvolver a ferramenta, que será concebida de modo a ser integrada ao PJe 2.0, com nova arquitetura disponibilizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo o juiz Bráulio Gusmão, o futuro editor de textos será desenvolvido com base no Jus Redator, aplicativo que muitos juízes já conhecem e utilizam.

 

A ideia é que a solução seja futuramente adotada pelos demais segmentos do Judiciário brasileiro. Entre as funcionalidades que deverão ser incorporadas, e que já existem no Jus Redator, estão a disponibilização de calculadoras de jornada de trabalho e de prazo processual e o armazenamento de textos e fundamentos do magistrado.

 

“O desenvolvimento desta ferramenta é importante, pois trará conforto de usabilidade aos magistrados, advogados e servidores que utilizam o Pje, já que o atual editor está aquém em termos de tecnologia. E isso será feito de modo colaborativo, com a coordenação do CSJT, trabalho de equipe de TI do TRT-PR e uma integração muito forte entre magistrados, servidores e advogados, para alcançar um resultado satisfatório a todos”, destacou o coordenador nacional do Comitê Gestor do PJe na Justiça do Trabalho, juiz auxiliar da presidência do TST e CSJT, Fabiano Coelho de Souza.

Integrantes do grupo de trabalho apresentaram no final do ano passado detalhes do projeto do "EditorPJe" ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, desembargador Arnor Lima Neto.

 

O presidente informou que o Tribunal dispensará os melhores esforços para contribuir no planejamento e construção da solução tecnológica, destacando a ampla experiência do juiz Bráulio Gabriel Gusmão no aprimoramento dos processos eletrônicos, tanto no Regional paranaense quanto no período recente em que atuou como juiz-auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

TRT-PR disponibilizará equipe técnica para desenvolver o projeto

O Tribunal do Trabalho paranaense disponibilizará equipe técnica para desenvolver o projeto e apoiar o grupo, formado por magistrados de primeiro grau, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil e servidores da área tecnológica de vários TRTs e do Tribunal Superior do Trabalho.


O juiz-auxiliar da Presidência do TRT-PR, Fernando Hoffmann, acompanhou a visita dos integrantes do grupo de trabalho, juízes Alciane Margarida de Carvalho, titular da Vara do Trabalho de Inhumas (Goiás), e Denilson Bandeira Coelho, titular da 4ª Vara do Trabalho de Brasília, além dos servidores Antônio Pereira Lima Júnior, do CSJT, Pedro Chaves Braga, do TST, e o advogado Frederico Preuss Duarte, representante da OAB Nacional.

Notícia atualizada em 09/01/2017
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br

jboss88

Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região - ouvidoria@trt9.jus.br
Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, Centro - Telefone (41) 3310-7000 - CEP 80430-180 - Curitiba-PR
Horário de atendimento ao público: das 11h às 17h