Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 24/04/2024 04:59:11

Celebração dos 40 anos do TRT-PR acontece nesta segunda-feira, 26 de setembro

Notícia publicada em 22/09/2016
Conquista Histórica: celebração dos 40 anos do TRT-PR acontece nesta segunda

Em 1976, a primeira sede do TRT-PR ficava na rua 24 de Maio, 118

Sessão solene nesta segunda-feira, 26 de setembro, celebrará os 40 anos do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). O presidente do TRT-PR, desembargador Arnor Lima Neto, conduzirá a sessão do Tribunal Pleno em que serão homenageados magistrados e servidores, que completam 25 anos de serviços prestados à instituição e à sociedade paranaense.

A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal do TRT-PR no YouTube. Para assistir à transmissão, Clique aqui.

A solenidade, às 17h, será aberta ao público e terá lugar no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, localizado no casarão histórico anexo ao edifício-sede do Tribunal (Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 528). A comemoração contará com a participação do Coral Sou da Paz, composto por 60 crianças, e da Banda da Polícia Militar do Paraná.


A ministra do Tribunal Superior do Trabalho Maria Cristina Irigoyen Peduzzi proferirá palestra com o tema "Dignidade da Pessoa Humana: Considerações Históricas, Hermenêutica e o Debate Jurisprudencial", às 14h, antes da celebração do aniversário do Tribunal, marcando a abertura da 6ª Semana Institucional da Magistratura.


HISTÓRIA

A Lei Federal 6.241, sancionada em setembro de 1975, autorizou a instalação do Tribunal do Trabalho no Paraná. Até então, os recursos interpostos nos processos trabalhistas paranaenses eram julgados no TRT de São Paulo (2ª Região) e os catarinenses em Porto Alegre (sede da 4ª Região).


À época de sua instalação, a jurisdição do TRT da 9ª Região compreendia os estados do Paraná e de Santa Catarina. Somente em 1981, com a criação do TRT 12, com sede em Florianópolis, a 9ª região passou a responder somente pelo território paranaense.

Na solenidade de inauguração das instalações, na Rua 24 de Maio, o então presidente do Tribunal, juiz Alcides Nunes Guimarães, considerou a criação do novo regional um marco na Justiça do Trabalho.

"A instituição do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região foi uma ideia (...) que se desenvolveu em fluxos e refluxos, consoante a maior ou menor sensibilidade do Poder Público à reivindicação dos paranaenses. (...) Esse fato histórico a que assistimos e de que participamos representa antes de tudo uma vitória do Paraná e dos paranaenses", declarou o magistrado na ocasião.


Com o passar dos anos, e com o desenvolvimento socioeconômico do Paraná, os oito juízes pioneiros que julgavam os primeiros processos recebidos pelo Tribunal deram lugar à atual composição de 31 desembargadores, que se somam a 179 magistrados de 1º grau e 2.400 servidores, totalizando hoje 97 Varas do Trabalho e três postos de atendimento. Magistrados e servidores se dedicam, diariamente, a dar solução a 470 mil processos que hoje tramitam na 9ª Região.



A sede atual se localiza na Alameda Carlos de Carvalho 528
Notícia publicada em 22/09/2016
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br