Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/04/2024 03:21:58

Projeto Horizontes, que resgata processos do arquivo provisório, terá apoio de 260 novos estudantes

Notícia publicada em 22/08/2016
Projeto Horizontes terá apoio de 260 novos estudantes
 
No centro da foto, o estudante Guilherme Ludwig
Nos próximos meses, o estudante de Direito Guilherme Ludwig fará pela segunda vez estágio no Projeto Horizontes, estrutura do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná que busca solucionar processos arquivados provisoriamente, com sentença já proferida e sem a devida quitação. Guilherme, que cursa o décimo período na Universidade Positivo, disse que a primeira experiência no projeto possibilitou estudar com calma os processos, "sem a pressão que geralmente sofremos em outros estágios". "Foi o estágio que mais contribuiu para meu conhecimento", acrescenta.  

Assim como Guilherme, cerca 260 alunos de Direito vão realizar atividades acadêmicas no local. São estudantes da Universidade Federal do Paraná, Faculdade Opet, Estácio, Positivo e UniBrasil. A participação valerá como cumprimento de estágio obrigatório ou, ainda, como disciplina optativa. A recepção às novas turmas aconteceu na sexta-feira (18/08), com palestra do coordenador do Projeto Horizontes, desembargador Cássio Colombo Filho. "Vocês auxiliarão magistrados e servidores a realizar conciliações, não meros acordos. Ambas as partes têm que sair da audiência efetivamente satisfeitas", disse o magistrado.

Para Patrícia Fernanda Carneiro, da Faculdade Dom Bosco, o mais importante é a oportunidade de examinar e dar andamento a processos "vivos". O professor dela na disciplina do Direito do Trabalho, Rafael Nassif, destaca que, além do aprendizado jurídico, o projeto dá ao aluno a chance de contribuir para a sociedade. "Permite que trabalhador tenha assegurado um direito que foi reconhecido pelo Estado. É um efetivo resgate da Justiça", conclui.

 
Estudantes conhecem o funcionamento do Projeto Horizontes
 
Patrícia Fernanda Carneiro

Notícia publicada em 22/08/2016
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br