Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 24/04/2024 07:53:46

JT adere ao programa de fortalecimento das ouvidorias

Notícia publicada em 24/08/2016
  
  Adesão foi formalizada durante encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho, em Brasília
  TST adere ao programa de fortalecimento das ouvidorias
O Tribunal Superior do Trabalho aderiu ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, um sistema eletrônico integrado do setor público para entrada e tratamento de denúncias, solicitações, sugestões, reclamações e elogios.
O Termo de Adesão ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias, iniciativa do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, foi assinado na quinta-feira (18) pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e ouvidor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Ives Gandra Martins Filho.
A assinatura do documento ocorreu durante a 10ª Reunião Ordinária do Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (COLEOUV), em Brasília, que contou com a participação da ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, desembargadora Nair Lunardelli Ramos.

O presidente do COLEOUV, desembargador José Otávio de Souza Ferreira, disse que o ato foi importante para a consolidação e progresso das ouvidorias da Justiça do Trabalho. “Esse programa vai nos permitir a convivência em rede como um todo,” salientou.

OUVIDORES E SEU PAPEL
Em seu discurso, o ministro Ives Gandra afirmou que as pessoas que trabalham em ouvidorias têm que ter muita psicologia. “É realmente, eu diria, um segmento multidisciplinar. Tenho me deparado com uma série de indagações como Ouvidor-Geral do TST. A mais recente foi o problema de como vamos receber e que tratamento dar às denúncias anônimas”, ressaltou.

O ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Torquato Jardim, presente no encontro, afirmou que o melhor serviço público do mundo é aquele que presta conta do que faz. “Tem que trabalhar com eficiência, tem que trabalhar com economicidade e com transparência e responsabilidade. E mais que responsabilidade legal e formal, responsabilidade pela qualidade do produto final”.

O Programa de Fortalecimento das Ouvidorias foi instituído, em 2015, pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), órgão ligado ao Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. Nele, está constituída a Rede de Ouvidorias, cujo objetivo é, a partir da oferta de suporte tecnológico e capacitações, tornar o acesso do cidadão aos órgãos e entidades públicas simples, rápido e seguro.


 
Ministro Ives Gandra Martins Filho assina o termo de adesão
Notícia publicada em 19/08/2016
Com informações da Secretaria de Comunicação do TST e do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle.
Fotos: Aldo Dias
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br