Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 16/04/2024 13:21:05

TRT-PR recebe mostra itinerante ''Um Mundo sem Trabalho Infantil'', do Tribunal Superior do Trabalho

Notícia publicada em 15/06/2016
TRT-PR recebe exposição itinerante "Um Mundo sem Trabalho Infantil"

Público confere exposição montada no Fórum do Trabalho de Curitiba 

No mês em que é celebrado o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12/06), o TRT-PR recebe a exposição itinerante "Um Mundo sem Trabalho Infantil", organizada pelo Tribunal Superior do Trabalho. A mostra tem início nesta quinta-feira, 16/06, e está aberta ao público tanto na sede do TRT-PR (Alameda Carlos de Carvalho, 528) como no Fórum Trabalhista de Curitiba (Avenida Vicente Machado, 400).


A exposição é composta por 15 painéis que tratam das formas mais cruéis de exploração da mão de obra de crianças e de adolescentes, de suas consequências sempre nefastas ao desenvolvimento individual, e ressaltam a necessidade de que os direitos estabelecidos na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei 8.069/90) sejam garantidos.


Para a coordenadora da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, ministra do TST Kátia Arruda, a sociedade brasileira tem que repensar o problema. "Precisamos que a sociedade veja que a exploração de crianças e adolescentes é um grande entrave para o desenvolvimento do país", enfatizou.


Atualmente, no Brasil, existem cerca de três milhões de crianças e adolescentes trabalhando de forma ilegal. Além de prejudicar o desenvolvimento educacional, foi constatado que 90% dos trabalhadores resgatados do trabalho escravo trabalharam quando eram crianças.


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) registrou aumento de 4,5%, entre 2013 e 2014, no número de crianças e adolescentes trabalhando. Na Região Sul, foi registrado aumento de 9,6% para 10,6% no nível de ocupação deste segmento da população, sendo o mais alto dentre as cinco regiões do Brasil.

Exposição Um Mundo sem Trabalho Infantil:

Locais: Sede do TRT-PR (alameda Carlos de Carvalho, 528) e Fórum Trabalhista de Curitiba (Avenida Vicente Machado, 400). Organização: Comissão de Documentação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).


Acesse as revistas em quadrinhos editadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), relativas à Campanha de Combate ao Trabalho Infantil clicando AQUI.

.

Clique nas imagens para ampliar
Notícia publicada em 14/06/2016
Com informações do CNJ
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br