Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 06:05:00

Concluída a reforma da Vara do Trabalho de Wenceslau Braz, que atende a 13 municípios

Notícia publicada em 30/05/2016
Concluída a reforma da Vara do Trabalho de Wenceslau Braz, que atende a 13 municípios

O presidente do TRT-PR, desembargador Arnor Lima Neto (dir), e o prefeito da cidade, Atahyde Ferreira dos Santos Júnior, descerram a placa alusiva à reforma da Vara do Trabalho local  

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, desembargador Arnor Lima Neto, entregou nesta semana (24/05) a obra de reforma e ampliação da Vara do Trabalho de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro paranaense. A jurisdição da Vara do Trabalho abrange 13 municípios onde vivem mais de 136 mil paranaenses.


A área útil da unidade judiciária foi ampliada para cerca de 500 metros quadrados. Trata-se de um dos poucos investimentos de 2016 na 9ª Região Trabalhista, com recursos empenhados no orçamento de 2015, antes da imposição de severas restrições orçamentárias que ameaçam hoje o próprio funcionamento da Justiça do Trabalho
.

O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Wenceslau Braz, Ricardo dos Santos Lobo, lembrou que esteve em Curitiba, na semana passada, durante a reunião do Colégio de Presidentes da OABPR, quando ouviu o desembargador Arnor Lima Neto alertar sobre as dificuldades com o orçamento. "A sociedade local reconhece o esforço do Tribunal para a entrega desta obra, fruto do trabalho e dedicação de todos, agradecemos em nome de todos os advogados da região”, afirmou.


Com a inauguração, que contou com a presença do prefeito Atahyde Ferreira dos Santos Júnior e autoridades locais, o atendimento ao público, que estava sendo realizado em outro prédio, volta a ocorrer na Rua Expedicionários, 20. “Essa readequação nos permitiu ter duas salas de audiências no lugar de uma, com mais espaço para o atendimento ao público e para o trabalho dos servidores”, comemorou o juiz titular da Vara James Josef Szpatowiski. Com a reforma, a nova sede terá ainda espaços para a Ordem dos Advogados do Brasil e para instalação de Posto de Atendimento Bancário.


A edificação recebeu cobertura termoacústica e mudanças nas instalações elétricas, de rede lógica e de climatização, incluindo o sistema de proteção contra descargas atmosféricas e de armazenamento e reaproveitamento das águas pluviais. A adaptação às normas de acessibilidade permitiu a instalação de plataforma elevatória e a execução de rampa, balcão de atendimento e banheiros acessíveis, bem como de sinalização visual e tátil para pessoas com deficiência.


O presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Arnor Lima Neto agradeceu ao prefeito Atahyde “pelo elevado espírito público e sensibilidade social ao proporcionar a cessão de imóvel para os serviços da Vara do Trabalho durante o curso da obra”, e ao juiz Rogério Cangussu Dantas Cachichi, titular da Vara Federal de Jacarezinho, por dividir o uso do mesmo imóvel. "Presto homenagem a todos que partilharam do esforço para que esta obra fosse efetivamente entregue à comunidade, superando as dificuldades econômicas impostas pela redução de orçamento", afirmou.


O prefeito de Wenceslau Braz, Atahyde Ferreira dos Santos Júnior, destacou que “a cidade se sente homenageada com a entrega da obra, tendo sido um privilégio para a prefeitura participar como parceira do Tribunal em buscar condições ideais aos que procuram a Justiça do Trabalho”.


Após o descerramento da placa, a nova sede da Justiça do Trabalho local recebeu a benção do vigário da Paróquia São Sebastião, Padre Lourival Valério Paulino. Acompanharam a cerimônia o presidente da Câmara de Vereadores de Wenceslau Braz, vereador Valdenir Aparecido Pontes, o prefeito de Santana do Itararé, José de Jesus Izac (presidente da AMUNORPI), o juiz de direito da comarca de Tomazina, Oto Sponholz Filho, o vice-presidente da subseção de Ibaiti da OAB, Evaldo Gonçalves Leite, o ex-prefeito de Wenceslau Braz, Lauro Carneiro de Siqueira, a secretária municipal da Educação, Angela Maria Ludovido da Luz, o secretário de Obras, Viação e Serviços Urbanos, José Gentil Gomes, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Carlos Vidal, o presidente do Sindicato Rural de Wenceslau Braz, Paulo Varlei da Silva, o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Delcio José Bevilaqua, o gerente geral da agência Wenceslau Braz da CEF, Piter Walter Zander, além de outras autoridades e convidados da sociedade local
.

Desembargador Arnor Lima Neto junto do juiz titular James Josef Szpatowski (ao fundo, de terno escuro) e da equipe da Vara de Wenceslau Braz 


Notícia publicada em 25/05/2016
Fotos: Jason Silva
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br