Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 03:36:14

TV Justiça mostra como funciona o Projeto Horizontes

Notícia publicada em 05/05/2016
Programa Jornada mostra o Projeto Horizontes do TRT-PR
imagem mostra o desembargador aposentado Marcio Gapski em plano médio em depoimento, tendo ao fundo um grupo de pessoas trabalhando ao redor de uma mesa 
Desembargador aposentado Márcio Gapski, idealizador do projeto


imagem mostra o desembargador Cassio Colombo Filho em plano médio em depoimento, tendo ao fundo telas de computador e armários de processos
Desembargador Cássio Colombo Filho destacou o uso das redes sociais na localização das partes

A edição desta semana do Programa Jornada, veiculado pela TV Justiça, destacou a atuação do Projeto Horizontes do TRT-PR. Criado há sete anos, o projeto busca solucionar processos que estão arquivados provisoriamente porque não foram localizados os devedores ou bens que pudessem garantir o pagamento dos débitos trabalhistas.

Através de depoimentos do idealizador e hoje voluntário do Projeto Horizontes, o desembargador aposentado Marcio Gapski, a reportagem mostra o funcionamento e os resultados alcançados pelo projeto. Cerca de 4.000 processos que estavam no arquivo provisório já foram solucionados pelo projeto.
Marcio Gapski enfatizou ainda que nos processos em que as partes são encontradas, e que entram na pauta das semanas de conciliação promovidas pelo projeto, a média de conciliação fica entre 80 e 90%.

O desembargador Cassio Colombo Filho, vice-coordenador de apoio à efetividade da execução do TRT-PR, falou sobre o uso das redes sociais no trabalho de localização das partes. "São ferramentas extremamente úteis", enfatizou o magistrado, lembrando que o acesso às redes, antes visto como prejudicial ao andamento do trabalho, acabou por mostrar-se um importante aliado.

O Projeto Horizontes funciona através de convênios firmados entre o TRT-PR e dez faculdades de Direito. A proposta é dar andamento e solucionar os processos suspensos ao mesmo tempo em que se oferece aos acadêmicos a oportunidade da prática jurídica. Além da busca pelas redes sociais, o projeto se utiliza da consulta aos bancos de dados de órgãos conveniados como o Renajud (para automóveis), Bacen Jud (para bloqueio de ativos nos bancos) e e-Ofício (busca em Registro de Imóveis).

O programa Jornada abordou também os 75 anos da Justiça do Trabalho, completados no último domingo (1º), mostrando um pouco da sua história, conquistas e desafios. Clique AQUI para assistir à reportagem sobre o Projeto Horizontes.

Notícia publicada em 03/05/2016
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br