Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/04/2024 06:37:39

Copel não feriu isonomia ao conceder aumento maior aos que ganhavam menos

Notícia publicada em 06/05/2016
Copel não feriu isonomia ao conceder aumento maior aos que ganhavam menos, decide TRT
 A foto mostra a sala da quarta turma do TRT-PR. Em primeiro plano, de perfil, estão o desembargador Aramis de Souza Silveira e a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, sentados. Em segundo plano, à esquerda da foto, estão os desembargadores Luiz Eduardo Gunther e Adilson Luiz Funez. Também em segundo plano, ao fundo da sala, estão o presidente da turma, desembargador Célio Horst Waldraff, à esquerda dele o representante do Ministério Público do Trabalho e, à direita do presidente, a secretária de audiência. Ao fundo da sala é possível ver as bandeiras do Brasil, do Paraná e do TRT-PR.
Quarta Turma do TRT do Paraná
Conceder tratamento desigual aos casos desiguais é questão de justiça. Com base neste entendimento, a Quarta Turma do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná considerou correta a postura da Copel Distribuidora S.A. ao conceder um reajuste maior aos funcionários que recebiam menos.

A decisão foi proferida em ação movida por um eletricista da estatal em Toledo, na região Oeste do Paraná. O trabalhador é funcionário da Copel desde janeiro de 1993.
Em 2015 ele acionou a Justiça do Trabalho pleiteando o pagamento de diferenças salariais decorrentes de reajuste concedido em índices distintos entre os funcionários novos e os mais antigos, ferindo, segundo sua argumentação, o princípio da isonomia. O reajuste foi dado entre os anos de 2010 e 2011.

A empresa argumentou que concedeu o aumento diferenciado com o objetivo de corrigir distorções entre os salários dos funcionários mais antigos e os dos novos contratados, adequando-os aos valores praticados no mercado.

Os desembargadores da Quarta Turma entenderam que o princípio da igualdade de direitos, previsto no artigo 5º da Constituição da República, tem por objetivo abolir privilégios e que o tratamento desigual dispensado a casos desiguais "é exigência do próprio conceito de justiça", não ferindo o princípio da isonomia.

O acórdão citou o ensinamento de Rui Barbosa, que na obra "Oração aos Moços" de 1949 defendeu que
"Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real."

A decisão do Colegiado manteve a sentença do juiz Fabrício Sartori, da 1ª Vara do Trabalho de Toledo. "Compartilho da conclusão exposta na sentença, de que a concessão de aumento salarial diferenciado para os empregados que percebiam menos, como forma de enquadrá-los nos salários de mercado, não se mostra discriminatória ou ofensiva ao princípio da isonomia" concluiu o relator do acórdão, desembargador Célio Horst Waldraff.

Cabe recurso.

Acesse AQUI a íntegra da decisão, proferida nos autos do processo
00173-2015-068-09-00-8.

Notícia publicada em 03/05/2016
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Foto: Alexandre Gonçalves
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br