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Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

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Para auditor do TCU, tecnologia da informação tem papel fundamental de melhorar os serviços públicos

Notícia publicada em 05/10/2015
Auditor do TCU destaca o papel da TI para melhorar os serviços públicos

Auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) destacou que "as necessidades
dos cidadãos são mais importantes que as dos governos".
Para o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Wesley Vaz, "governança é fazer melhor as coisas de Estado". Em outras palavras, significa que o Poder Público age com eficiência e eficácia para o benefício da sociedade que representa, e não de acordo com os próprios interesses. O auditor fez a palestra "Governança e Planejamento Estratégico de TIC" na sede do TRT-PR (02/10). O evento teve duas sessões (manhã e tarde) e foi aberto à presença de magistrados e servidores.

O TCU desenvolveu o índice iGov-TI, que faz um perfil de governança de Tecnologia de Informação e Comunicação dos diversos órgãos públicos federais. Por este índice, é possível fazer uma relação entre a quantidade de recursos e a forma como são aplicados. Salientando que a TIC não é uma atividade fim, o auditor afirmou que "o TRT-PR está na faixa intermediária" neste índice que se divide em inicial, básico, intermediário e aprimorado.
No TRT paranaense, o setor de TIC está dividido em duas partes. Uma operacional (Secretaria de Tecnologia da Informação) e outra de projetos (Secretaria de Desenvolvimento de Soluções em Tecnologia da Informação), cada uma com atribuições distintas.

Entretanto, engana-se quem vê no desenvolvimento de soluções de TIC algo estritamente técnico. O auditor do TCU citou a resolução 90/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que indica que o planejamento estratégico em TIC deve ser gerido por um comitê ou comissão multidisciplinar. "No comitê de TI há pouquíssimas decisões de cunho técnico, a maioria são as que abrangem toda a organização", esclareceu. No TRT-PR, o Comitê Gestor de TIC é composto por 13 membros e existe desde 2012.
 
Para o auditor Wesley Vaz, a maior parte das atividades em TIC é feita de forma difusa, em cada unidade de trabalho. Organizar dados em editores de planilha ou texto também é gerenciar a tecnologia da informação. Como tendência, ele aposta na maior proximidade entre o cidadão e os serviços públicos através de aplicativos para tablets ou celulares. "As necessidades dos cidadãos são mais importantes que as dos governos", finalizou.

Notícia publicada em 05/10/2015
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