Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 19/04/2024 19:35:14

28 de abril: um dia em defesa do trabalho como sinônimo de vida e não de tragédia

Notícia publicada em 24/04/2015
28 de abril: um dia em defesa do trabalho como sinônimo de vida 

Todos os anos, quase três mil trabalhadores morrem no Brasil vítimas de acidentes de trabalho e outros quinze mil ficam permanentemente incapacitados para trabalhar, segundo dados da Previdência Social. O dia 28 de abril é um marco no tempo para alertar que o trabalho deve ser sinônimo de vida e não de tragédia.


No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu 28 de abril como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A data também é lembrada em outros países como o “Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho”, proposto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

TRABALHO SEGURO

 

Na Justiça do Trabalho, desde 2011 existe o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, o programa atua em parceria com diversas instituições públicas e privadas na formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

 

Desde então, têm sido desenvolvidas pelo TST e CSJT várias peças - entre vídeos, spots de rádio, banners, cartazes, materiais educativos - como parte de uma campanha nacional lançada em edições anuais e divulgada amplamente nos meios de comunicação do país e, em conjunto, pelas instituições parceiras.

 

Coordenadores do programa no estado do Paraná, os juízes Marcus Aurélio Lopes e Valéria Rodrigues Franco da Rocha são unânimes em afirmar que o trabalho de prevenção faz parte de um esforço conjunto que envolve trabalhadores, empresas, governos e entidades de representação coletiva.

 

"Precisamos desenvolver uma cultura de segurança que transcenda o ambiente de trabalho e alcance todas as atividades do dia a dia, considerando que riscos podem a todo instante se transformar em danos reais", afirma o magistrado Marcus Lopes. A juíza Valéria Rocha enfatiza também a importância das ações e campanhas das CIPAS (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) e SIPATS (Semanas Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho) na tarefa de reduzir os índices de ocorrências. "Tudo que envolve segurança e medicina do trabalho esbarra no quesito prevenção. Quanto mais tivermos em mente que prevenir é o caminho, tanto mais eficazes seremos no combate aos acidentes de trabalho", conclui.

 

Para conhecer mais sobre o Programa Trabalho Seguro e os materiais de campanha já divulgados, clique AQUI.

o Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu 28 de abril cs podem a todo instante se transformar ePrograma Trabalho Seguro e os materiais de campanha já divulgados, clique AQUI.
Assessoria de Comunicação
(41) 3310-7313
Imagem: ©
neuson11 / iStock
ascom@trt9.jus.br