Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 13:31:41

Implantação do PJe-JT no Paraná em 2015 acompanhará o ritmo dos demais TRTs

Notícia publicada em 01/04/2015
Implantação do PJe no Paraná acompanhará o ritmo dos demais TRTs
Por determinação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), até o final do ano todas as novas ações nas 97 varas do trabalho do Paraná deverão ser recebidas através do sistema PJe-JT.

O cronograma de implantação do PJe foi anunciado dia 18/03 em uma reunião da Administração do Tribunal com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público do Trabalho, Associação dos Magistrados do Trabalho e gestores das áreas que vão prestar o apoio necessário na mudança de plataforma.
“A implantação do PJe é uma decisão dos conselhos superiores, dentro de um projeto nacional. O TRT-PR, para acompanhar o avanço dos demais tribunais do trabalho, deverá retomar a implantação do sistema”, informou o presidente do TRT-PR, desembargador Altino Pedrozo dos Santos.


VARAS MADRINHAS

Para atenuar as dificuldades de adaptação de magistrados, servidores, advogados e procuradores, e concentrar as ações de apoio e orientações, será criado um portal na internet. Haverá ainda uma estrutura especial de suporte técnico com “varas madrinhas” e “magistrados consultores”, além de um tira-dúvidas online. A ideia é aproveitar ao máximo a experiência das varas que já trabalham com o PJe (madrinhas) para pavimentar o caminho daqueles que vão usar a ferramenta pela primeira vez. Neste ponto, segundo o gerente do projeto, Luciano Kuehne, será utilizado todo o aprendizado da implantação do PJe em 24 varas do trabalho, em 2012, para antecipar soluções e mitigar os problemas.

Antes do ingresso no PJe, magistrados e servidores receberão capacitação para operar o sistema. Haverá um estágio na vara madrinha e, depois, durante a implantação, cada unidade terá o auxílio presencial de um servidor com experiência no sistema.

"Tudo está sendo feito pela Administração para que a adaptação seja a menos atribulada possível para magistrados, advogados e servidores”, observou a corregedora regional, desembargadora Fátima Teresinha Loro Ledra Machado. “Há um desafiador período de transição pela frente, mas juntos, de mãos dadas, conseguiremos superá-lo”, completou a vice-presidente do Tribunal, desembargadora Ana Carolina Zaina.

Na primeira etapa, em 27 de abril, o PJe-JT será implantado em doze Varas do Trabalho - Jaguariaíva, Laranjeiras do Sul, Palmas, Wenceslau Braz, Assis Chateaubriand, Ivaiporã, Marechal Cândido Rondon, Jacarezinho, Telêmaco Borba, Dois Vizinhos, Nova Esperança e Bandeirantes.

A partir de 20 de julho, outras 21 varas implantarão o programa: Arapongas, Cambé, Santo Antonio da Platina, União da Vitória, Rolância, Cianorte, Porecatu, Campo Mourão, Paranavaí, Fórum de Foz do Iguaçu (3 varas), Fórum de Toledo (2 varas), Fórum de Pato Branco (2 varas), Fórum de Paranaguá (3 varas) e Fórum de Guarapuava (2 varas).

Em 5 de outubro, integram-se ao PJe os Fóruns de Umuarama (2 varas), Francisco Beltrão (2 varas), Maringá (5 varas) e Londrina (8 varas). A partir de 30 de outubro, o PJe será implantado nas 23 varas do trabalho do Fórum de Curitiba, atingindo 100% da estrutura da Justiça do Trabalho no Paraná.

O gerente do Projeto PJe-2015 na Justiça do Trabalho do Paraná é o servidor Luciano Kuhene. O gerente de comunicação é Igor Reis de Godoi. Dúvidas podem ser encaminhadas para pje2015@trt9.jus.br ou pelo telefone (41) 3310-7101.


Matéria publicada em 23/03/2015
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br