Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 23/04/2024 08:53:42

Após conciliação, 80% dos ônibus devem circular de imediato em Curitiba e 100% na quinta-feira

Notícia publicada em 27/01/2015
Justiça homologa acordo e 80% dos ônibus devem voltar a circular em Curitiba
Trabalhadores e empresários, reunidos com representantes do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba na sede do Tribunal do Trabalho do Paraná (TRT-PR), chegaram nesta terça-feira a um acordo para restabelecer a circulação dos ônibus em Curitiba e região, após dois dias de greve.

Segundo o acordo, proposto pelo Ministério Público do Trabalho e homologado pelo desembargador Luiz Eduardo Gunther, pelo menos 80% dos ônibus devem retornar de imediato às ruas de Curitiba. A totalidade da frota deverá circular na quinta-feira, assim que for depositado o vale de 40% do salário de janeiro
.
A solução foi possível depois que a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) se comprometeu a providenciar o pagamento de parte de uma dívida com o sistema, depositando R$ 5 milhões na conta da URBS e diretamente para algumas empresas, de forma a quitar o atraso no vale. Em razão dos trâmites burocráticos, os valores devem chegar aos trabalhadores na quinta-feira (29/01).  

O foco da audiência nesta terça-feira foi o retorno dos ônibus às ruas e a definição do pagamento do atraso salarial. Outras reivindicações e questões relacionadas aos dias parados e à aplicação de multas por descumprimento de ordem judicial vão ser discutidas na sequência. No dia 5 de fevereiro haverá nova audiência no TRT-PR, às 14h30, para prosseguimento do dissídio envolvendo discussões relativas à data-base de motoristas e cobradores. Antes, no dia 2 de fevereiro, haverá reunião na Superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego para tratar do atraso no recolhimento do FGTS e pagamento de férias por parte de algumas empresas.

Clique AQUI para acessar o conteúdo integral da ata de audiência.

Para ouvir a íntegra do áudio da audiência de dissídio ocorrida no dia 27/01/2015, clique AQUI.

Notícia publicada em 27/01/2015
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7309
ascom@trt9.jus.br
 
Clique aqui e ouça o dissídio.