Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/04/2024 07:30:23

Dissídio: Representantes dos motoristas de ônibus de Londrina e dos empregadores reúnem-se no TRT-PR

Notícia publicada em 26/11/2014

Representantes dos motoristas de ônibus de Londrina e dos empregadores reúnem-se em audiência

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Londrina – Sinttrol e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Municipal de Passageiros e de Características de Metropolitano de Londrina - Metrolon reuniram-se em audiência nesta quarta-feira (26/11) na sede da Justiça do Trabalho do Paraná, em Curitiba, para tentar solucionar o dissídio coletivo que envolve as categorias. Na sessão, presidida pela desembargadora Ana Carolina Zaina, as partes deliberaram sobre a proposta de acordo que servirá de base ao novo instrumento coletivo que regerá as relações de trabalho entre as partes, incluindo o referente à data-base 2013, que ainda não havia sido estabelecido.


As partes alcançaram êxito em relação às cláusulas. Todavia, o Metrolon não aceitou que a negociação referente a 2013 fosse formalizada em convenção coletiva (instrumento firmado entre os sindicatos), apenas em acordo coletivo (instrumento firmado entre o sindicato e a empresa).


O representante do Sinttrol afirmou que deverá pedir autorização à categoria dos trabalhadores, em assembleia, para que possa formalizar o instrumento apenas em acordo coletivo. O advogado André Passos explicou que a categoria sempre formalizou suas negociações em convenção coletiva, que é uma conquista histórica desses trabalhadores, além de trazer maior segurança jurídica. 

A audiência foi adiada para 28 de janeiro de 2015.

Acesse a ata da sessão AQUI.


Notícia publicada em 26/11/2014
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br