Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 16:51:07

Semana Nacional de Conciliação começou no dia 24 e promete mobilizar tribunais de todo o país

Notícia publicada em 24/11/2014
Semana Nacional de Conciliação mobiliza tribunais de todo o país
 

Desembargador Altino Pedrozo dos Santos (no centro) discursa durante
solenidade que abriu a Semana Nacional de Conciliação no Paraná
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou hoje a IX Semana Nacional da Conciliação. A campanha acontece de 24 a 28 de novembro e terá a participação de tribunais de todo o país num esforço conjunto para solucionar processos por meio da composição amigável. O mutirão terá a participação das Justiças Federal, Estadual e do Trabalho. O tema da campanha deste ano é “Conciliação: bom para todos, melhor para você”.

No Paraná, o lançamento do evento ocorreu às 10h, no Tribunal do Júri do Tribunal de Justiça do Paraná, em Curitiba, e teve a participação de diversas autoridades, entre as quais o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, desembargador Altino Pedrozo dos Santos.

O magistrado elogiou a iniciativa do CNJ na promoção da campanha e falou sobre as ações permanentes tomadas pelo TRT-PR com a finalidade de incentivar o desenvolvimento de uma cultura de conciliação entre empregados e empregadores.

Destacou a existência do Juízo Auxiliar de Conciliação (JAC), estrutura destinada à realização de acordos de 1º grau, e, no 2º grau, antes da publicação do acórdão e na fase de admissibilidade de recurso de revista. Lembrou-se do inovador Projeto Horizontes, que resgata e movimenta processos antigos que estão no Arquivo Provisório de Curitiba, com a ajuda de voluntários e acadêmicos de Direito.

O presidente explicou ainda que, para aqueles que desejam fazer acordos em seus processos trabalhistas, o TRT-PR disponibiliza um link fixo em sua página eletrônica, com as informações necessárias para a tentativa da composição pacífica.


A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Guilherme Luiz Gomes – que dirigiu a mesa de honra -, a juíza trabalhista Anelore Rothenberger Coelho, gestora do JAC, o coordenador-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais do TRF da 4ª Região, desembargador João Batista Pinto Silveira, além do 2º vice-presidente do TJ/PR e supervisor-geral do Sistema dos Juizados Especiais e presidente do Núcleo Permenente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, desembargador Fernando Wolff Boziak.


Mutirão na Justiça do Trabalho do Paraná -
Entre os dias 22 e 27 de outubro, varas do trabalho da capital paranaense e do interior do Estado receberam pedidos de partes e advogados para incluir seus processos no mutirão de conciliação.


O Juízo Auxiliar de Conciliação (JAC) do TRT do Paraná já agendou 360 audiências para o período. A Semana Nacional da Conciliação no TRT da 9ª Região também vai contar com a participação do Projeto Horizontes, que realizará durante a campanha 50 audiências de tentativa de acordo.

 

Presidente do TJ-PR Guilherme Luiz Gomes, presidente do TRT-PR Altino Pedrozo dos
Santos e desembargador do TJ-PR, Fernando Wolff Bodziak

Solenidade foi realizada no Tribunal do Júri, do TJ-PR, em Curitiba



Notícia publicada em 24/11/2014
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br