Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/04/2024 09:05:21

Outubro Rosa no TRT termina com homenagem a terceirizadas que fizeram exames preventivos de câncer

Notícia publicada em 24/10/2014
Campanha do Outubro Rosa termina com homenagem a trabalhadoras terceirizadas do Tribunal
 
Trabalhadoras terceirizadas homenageadas no TRT-PR

A campanha do Outubro Rosa no Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, que terminou nesta sexta-feira (24/10), possibilitou que as mais de 300 trabalhadoras terceirizadas realizassem consultas e exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.


Ao longo da campanha foram realizadas 137 mamografias e 165 exames de Papanicolau em todo o regional. Os municípios de Curitiba, Paranaguá, São José dos Pinhais e Londrina concentraram a realização de 125 exames, com 13 resultados apresentando alterações. Nesses casos, as trabalhadoras foram encaminhadas para novos exames de investigação, fundamentais para a obtenção de um diagnóstico preciso e, se necessário, para dar início ao tratamento e salvar vidas.

 

As mulheres que puderam fazer os exames prestam serviços de copa e zeladoria e representam 61% da força de trabalho terceirizada que atua na área de apoio a 2.538 magistrados e servidores do TRT da 9ª Região.

 

 

A ação foi uma parceria do Tribunal com as empresas prestadoras de serviços, responsáveis pelo deslocamento e alimentação, e com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação em todo o Estado do Paraná (SIEMACO), que garantiu toda a estrutura médica necessária para o atendimento durante a campanha do Outubro Rosa.


As trabalhadoras estiveram na manhã desta sexta-feira (24/10) na solenidade de encerramento da campanha, que aconteceu no Plenário Pedro Ribeiro Tavares, sede da Justiça do Trabalho do Paraná, em Curitiba. Apesar da seriedade do tema, o clima da solenidade foi de descontração, uma homenagem a essas mulheres que, nas palavras da desembargadora Rosalie Machaele Bacila Batista, “são verdadeiras guerreiras, que honram o país”. Prestigiaram a solenidade o presidente Altino Pedrozo dos Santos e a corregedora regional Fátima Teresinha Loro Ledra Machado. “Achei maravilhoso, a sensação é de que somos importantes, de que o nosso trabalho é reconhecido”, disse a trabalhadora terceirizada Marilda Gonçalves dos Santos, de 36 anos.


Para a desembargadora Rosalie, presidente da Comissão de Saúde do TRT-PR, o mutirão foi resultado de um esforço conjunto: “O Tribunal teve a ideia, a empresa liberou as trabalhadoras, providenciando transporte e alimentação, e o sindicato e a federação pagaram os exames e as consultas”. A desembargadora destacou ainda que, a partir de 2015, a iniciativa do TRT-PR passa a integrar o calendário de ações de promoção da saúde do TST.


Durante a solenidade, as terceirizadas puderam assistir à palestra da médica ginecologista Flavia Carolina Bonneviolle sobre prevenção ao câncer de mama e de colo do útero.


Houve sorteio de cestas básicas e kits do “O Boticário” para as trabalhadoras terceirizadas, culminando com apresentação de músicas populares brasileiras interpretadas pelo coral do TRT, "Paraná Em Canto".

 
 Desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista entrega kit para homenageada
 
 Presidente Altino ao lado de uma das trabalhadoras homenageadas
 
Juíza Sandra Mara Flügel Assad entrega lembrança a Rosângela Bernardi
 
Corregedora Fátima Teresinha Loro Ledra Machado entrega certificado a Sérgio Silva, representante da RECRUTARE, uma das empresas que apoiaram a campanha


Notícia publicada em 24/10/2014
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br