Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/04/2024 07:43:57

CSJT divulga as atividades do Centro de Memória do TRT-PR

Notícia publicada em 21/10/2014

CSJT divulga as atividades do Centro de Memória do TRT do Paraná

Imagem em plano aberto mostra uma das salas do Centro de Memória do TRT-PR. É possível ver duas mesas encostadas uma a outra, com documentos sobre uma delas. Em torno das mesas há cadeiras de madeira. Em primeiro plano há um balaústre de madeira que serve para dividir o espaço. Ao fundo, na parede, há três fotos antigas e, no canto da sala estão colocadas as bandeiras do Brasil e do Paraná, lado a lado.

O CSJT divulgou em seu site matéria que aborda o trabalho que está sendo realizado pelo Centro de Memória do TRT do Paraná.


Leia a seguir o texto completo:

 


Centro de Memória do TRT do Paraná revive a história da JT


O cidadão que visita o Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região, no prédio histórico que é a antiga sede do Clube Rio Branco, em Curitiba (PR), tem a oportunidade de conhecer por meio de milhares de documentos a história da Justiça do Trabalho do Paraná e do Brasil.


Dentro de um ambiente que representa uma sala de audiências das antigas Juntas de Conciliação e Julgamento, juristas, estudantes, servidores, historiadores e quaisquer interessados podem ter acesso a mais de 11 mil fotos, discursos e artigos de jornais publicados desde a década de 1940, como o que noticiou a criação da Justiça do Trabalho em 1941. Além disso, o visitante também pode consultar processos relevantes e outros materiais de valor histórico que ocorreram a partir de 1934.


As ações para encontrar, organizar, revitalizar e colocar à mostra esse acervo demandam bastante empenho de servidores e do próprio órgão. Para organizar essas atividades, foi criada a Coordenadoria de Gestão Documental, Arquivo e Memória do TRT da 9ª Região, que é responsável pela administração dos materiais e encaminhamento das peças históricas ao Centro de Memória da Justiça do Trabalho do Paraná.


Com a finalidade de promover a separação dos documentos relevantes, o Regional criou um selo, cuja colocação em materiais pode ser solicitada por magistrados, servidores, Varas do Trabalho, advogados e outros interessados. Após essa indicação, os autos tramitam normalmente até o final de seu prazo intermediário de arquivamento, para depois serem encaminhados ao Centro de Memória a fim de que haja avaliação por parte da Comissão Permanente de Avaliação Documental.


Registrada como importante e após sua tramitação, a peça passa por avaliação de arquivologia, conservação e de higienização para depois ser acondicionada em ambiente climatizado e disponibilizada em meios digitais ou em espaços físicos. Para esse trabalho, o Tribunal dispõe até de laboratório específico para esta função.


Segundo a coordenadora de Gestão Documental, Arquivo e Memória do Tribunal, Neide Francisca Spindola, as parcerias com outras entidades e até com servidores e magistrados são fundamentais para o registro da história do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.


“Realizamos uma negociação com a Universidade Estadual de Maringá para o retorno de 134 mil autos judiciais que tramitaram entre 1934 e 1985, pois o Tribunal já os havia doado anteriormente. Com relação aos juízes, desembargadores e servidores, promovemos campanhas internas, para que eles nos enviem materiais particulares para o nosso acervo, principalmente fotografias”, explicou a coordenadora.


Memórias e recursos informatizados

Após os cuidados com a seleção, a revitalização e a guarda dos materiais, a Coordenadoria de Gestão Documental, Arquivo e Memória foca nos recursos digitais e de informática para a divulgação das peças históricas. De acordo com a coordenadora, as novas tecnologias da informação trouxeram benefícios e desafios para o setor.


“A digitalização e a internet são instrumentos relevantes para o acesso rápido do público ao acervo e para a conservação dos documentos originais, pois evitam que os materiais sejam manuseados. Temos, porém, como desafio o grande volume a ser digitalizado, já que esse trabalho requer a higienização, desmontagem, digitalização e montagem das peças. Esse processo exige pessoal qualificado e recursos tecnológicos. Buscamos investir nisso”, disse Neide Spindola.


Quem tiver interesse pode conhecer o acervo, a história, as notícias e os eventos do Centro de Memória do TRT-9 pelo site do próprio regional ou por meio de uma visita ao prédio do Tribunal, localizado na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, na região central de Curitiba.


Exposição

Até o dia 17 de dezembro, um motivo a mais para ir ao espaço é a exposição “Cinema em Curitiba de 1940 a 1970: seus trabalhadores e a Justiça do Trabalho”. A mostra é composta por diversos registros da história do cinema paranaense, que é contada por meio de fotografias, filmadoras antigas, cartazes de filmes, livros e por processos judiciais que envolveram trabalhadores em cinema desde 1940. Eventualmente, o Centro de Memória promove outras exposições temáticas relacionadas à Justiça do Trabalho.


O Centro de Memória do TRT do Paraná funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 19h. Visitas de grupos podem ser agendadas pelo e-mail memorial@trt9.jus.br ou pelo telefone (41) 3310-7741.


(Ascom CSJT)

Notícia publicada em 21/10/2014
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br