Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 16/04/2024 17:21:57

No seu 38º aniversário, TRT-PR reconhece os que há 25 anos se dedicam à Justiça do Trabalho

Notícia publicada em 17/09/2014
No 38º aniversário, TRT-PR reconhece os que há 25 anos se dedicam à Justiça do Trabalho
 

Imagem em plano aberto, registrada de um ângulo superior, mostra grupo de servidores que completou 25 anos de serviços prestados à Justiça do Trabalho. A foto foi feita no plenário Pedro Ribeiro Tavares, em frente à bancada principal.
Grupo de servidores que completou 25 anos de TRT-PR
O resgate da memória, a atuação dos pioneiros e o reconhecimento à dedicação de magistrados e servidores marcaram a solenidade de celebração dos 38 anos de instalação do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.
O evento foi realizado nesta quarta-feira (17/09) no Auditório Pedro Ribeiro Tavares, na sede da Justiça do Trabalho paranaense, em Curitiba, e reuniu magistrados, servidores, autoridades e convidados.

O presidente do TRT-PR, desembargador Altino Pedrozo dos Santos, lembrou que em 17 de setembro de 1976 a Justiça do Trabalho no Paraná ganhou autonomia com a instalação do Tribunal e sua desvinculação de São Paulo. “São duas as palavras que melhor podem descrever o significado daquele dia no Paraná, emancipação e autodeterminação”, afirmou o desembargador, recordando os pioneiros que protagonizaram o nascimento do TRT da 9ª Região: juízes Pedro Ribeiro Tavares, Alcides Nunes Guimarães, José Lacerda Junior, Wagner Giglio, Alberto Manenti, Tobias de Macedo Filho, Luiz José Guimarães Falcão e Carmen Amin Ganem.
O presidente destacou o papel de magistrados e servidores ao longo das mais de três décadas de atuação do Tribunal, assim como a importância da participação do Ministério Público do Trabalho e dos advogados.
“Aqui se trabalha, aqui se promove conciliação, aqui se aplicam os preceitos da justiça. São esses três vértices que conferem um cunho absolutamente distintivo ao Tribunal Regional do Trabalho do Paraná”, afirmou.
Reconhecimento
O diploma “Magistrado Jubileu de Prata” foi conferido aos juízes Paulo Henrique Kretzsmar e Conti, titular da 4ª Vara de São José dos Pinhais, e Paulo Possebon de Freitas, substituto da Vara do Trabalho de Nova Esperança, pelos 25 anos de atuação na Justiça do Trabalho. Um grupo de 59 servidores foi agraciado com o diploma ”Servidor Jubileu de Prata”, também em reconhecimento pelos serviços.
Concurso
Nas semanas que antecederam o aniversário, com apoio da Caixa Econômica Federal, o Tribunal promoveu um concurso das melhores histórias vividas pelos servidores no TRT9. Dezenas de casos engraçados, curiosos e até dramáticos chegaram à Comissão Julgadora. A história vencedora foi encenada por um grupo teatral de servidores. “Confusão no Balcão”, de autoria da servidora Niria Nelci Negrão dos Santos, narra a divertida situação em que a autora de um processo, chamada Amanda, chegou ao balcão para receber a certidão de comparecimento em audiência. Amanda, apesar do nome e aparência de mulher, na verdade se chamava Vilmar. Daí para frente, dá para imaginar o porquê da “confusão no balcão” até que a situação fosse esclarecida.

A vencedora recebeu seu prêmio das mãos do desembargador Francisco Roberto Ermel, presidente da Comissão Julgadora do concurso. Em segundo lugar ficou o servidor Lauro Gomes da Silva com a "História do Bicheiro". A música abriu e fechou a cerimônia do aniversário. No início, o Coral Paraná Em Canto, composto por servidores do TRT-PR, entoou o Hino Nacional, enquanto no encerramento a atração foi o repertório de MPB executado pelo trio "Mano a Mano" - baixo, sax e bateria.
Compuseram a mesa o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador, Telmo Cherem; a vice-prefeita de Curitiba, Mirian Aparecida Gonçalves; o presidente da Câmera Municipal de Curitiba, vereador Paulo Salamuni; o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho do Paraná, juiz José Aparecido dos Santos; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região, Gláucio Araújo de Oliveira e, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, a presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná, Mirian Klahold.
Também prestigiaram a solenidade o procurador-chefe da Procuradoria Regional da União no Paraná, Clênio Luiz Parizotto, a representante da Procuradoria-Geral do Estado do Paraná, a chefe da Procuradoria Trabalhista Maria Joseane Fronczak da Cunha; os ex-presidentes do TRT-PR Indalécio Gomes Neto, Euclides Alcides Rocha, Pretextato Pennafort Taborda Ribas Neto, José Montenegro Antero e Lauremi Camaroski; o representante do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho do Paraná, Miguel Sandor Szolossi, e representando a Caixa Econômica Federal, o gerente geral da Agência Fórum Trabalhista Curitiba, Pascoal Zani.
Nos últimos 38 anos, a Justiça do Trabalho se expandiu para acompanhar o crescimento socioeconômico do Paraná e garantir o cumprimento de sua missão de “solucionar os conflitos provenientes das relações trabalhistas com qualidade, agilidade, uso responsável dos recursos e respeito ao cidadão”. Dirigem o TRT-PR, no biênio 2013-2015, os desembargadores Altino Pedrozo dos Santos (Presidente), Ana Carolina Zaina (Vice-Presidente) e Fátima Teresinha Loro Ledra Machado (Corregedora Regional).
 Imagem em plano aberto mostra os desembargadores Altino Pedrozo dos Santos (ao centro), Ana Carolina Zaina e Fátima T.L. Ledra Machado posando ao lado de réplica da fachada da primeira sede do TRT-PR em Curitiba. A réplica encontra-se posicionada sobre uma mesa, ornamentada com arranjos de flores. O registro foi feito no saguão que dá acesso ao plenário Pedro Ribeiro Tavares, na sede do Tribunal do Trabalho do Paraná.
Desembargadores Ana Carolina Zaina, Altino Pedrozo dos Santos e Fátima Teresinha Loro Ledra Machado 
 Imagem em plano geral, tomada de posição superior, mostra o plenário Pedro Ribeiro Tavares durante cerimônia de comemoração pelos 38 anos do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. O registro foi feito a partir do fundo do plenário, mostrando um panorama geral do ambiente.
Auditório Pedro Ribeiro Tavares
 Imagem em plano médio mostra representação teatral de uma das histórias do concurso
Servidores encenam "Confusão no Balcão", a história vencedora do concurso
 Imagem em plano geral mostra palco montado para a apresentação do Trio Mano a Mano, grupo composto por três músicos (saxofone, baixo e bateria), que interpretaram repertório de música popular brasileira. Ao fundo aparece parcialmente a bancada principal e uma das laterais do plenário Pedro Ribeiro Tavares, com desembargadores e autoridades acompanhando a apresentação.
Trio Mano a Mano: Sérgio Albach, Vina Lacerda e Glauco Sölter
   
 Imagem em plano médio mostra convidados apreciando fotografias da exposição montada no saguão que dá acesso ao plenário Pedro Ribeiro Tavares. As imagens retratam composição atual de equipes de diversas unidades do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná.
Exposição mostrou fotos da composição atual de 150 unidades do TRT-PR
 Imagem em plano aberto mostra auditório do plenário Pedro Ribeiro Tavares, ocupado pelo público que prestigiou o evento de comemoração pelos 38 anos do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná. Em primeiro plano, sentados na fileira frontal, estão os finalistas do concurso
Em primeiro plano, finalistas do concurso "Conte uma História"
   
Notícia publicada em 17/09/2014
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fotos: Marcio Lopes e Alexandre Gonçalves
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br