Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 20/04/2024 09:07:24

Seção Especializada do TRT-PR cancela penhora de terreno doado pelo município de Araucária

Notícia publicada em 15/09/2014
Seção Especializada do TRT-PR cancela penhora de terreno doado pelo município de Araucária
Os desembargadores da Seção Especializada do Tribunal Regional do Trabalho cancelaram a penhora de um imóvel da Fundação Instituto Tecnológico Industrial (Fundacen), de Araucária, que havia sido doado pela prefeitura para a construção de uma escola.

O imóvel estava penhorado pela Justiça do Trabalho como garantia para o pagamento de dívidas da fundação, que mantém uma escola técnica, condenada em ação envolvendo taxas sindicais não recolhidas.
Ao tomar conhecimento da penhora, a prefeitura de Araucária alegou prejuízo de ordem pública e entrou com Agravo de Petição.
No recurso, o município argumentou que o imóvel deixaria de servir ao fim proposto, de interesse público, para servir ao interesse particular da fundação, ou seja, pagar uma dívida. Segundo a prefeitura, nesta situação, a Lei Municipal 699/98, artigo 4º, prevê a a devolução do bem ao patrimônio público.
Em sua análise, os julgadores da Seção Especializada deram razão ao município. Eles entenderam que o terreno não poderia ser utilizado para garantir a execução de dívidas e que sua penhora demonstra utilização diversa da prevista na lei municipal que autorizou sua doação.
“A constrição de bem impenhorável é ato plenamente nulo e, em se tratando de nulidade absoluta, há de prevalecer o interesse público”, afirmaram os desembargadores, que cancelaram a penhora.
Matéria de caráter informativo, sem cunho oficial, publicada em 15/09/2014
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
Todas as notícias, clique AQUI