Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 02:15:31

TV Justiça mostra participação de magistrados do TRT-PR na definição do orçamento

Notícia publicada em 25/07/2014
TV Justiça mostra participação de magistrados do TRT-PR na definição do orçamento

Matéria foi ao ar na última sexta-feira (25/07)

foto tirada do fundo do auditório, paricipantes aparecem de costas acompanhando a explanação, ao fundo a coordenadora da reunião fala ao microfone ao lado de uma tela onde se projeta o conteúdo abordado
Magistrados e servidores participam da reunião
O Jornal da Justiça, 2ª Edição, de 25/07, mostrou a iniciativa do TRT-PR de possibilitar que os desembargadores acompanhem de perto o processo de decisão das áreas que terão prioridade no uso dos recursos públicos no orçamento de 2015. Assista à reportagem no link http://www.speednewscom.com.br/clientes/clipping/2507tvjustica.wmv

O Órgão Especial do TRT-PR já havia aprovado, em junho, a proposta preliminar de orçamento para o ano que vem. O que está sendo feito agora é a readequação do documento aos limites orçamentários definidos pelo CSJT. Após os ajustes, a proposta volta para análise do CSJT e aprovação pelo Congresso Nacional.

O momento é de escolher para onde vão os recursos, que projetos terão prioridade, que investimentos serão feitos e quais deverão ser adiados ou reduzidos.

Neste ano, pela primeira vez, os magistrados do TRT-PR acompanham diretamente esta que é a fase mais crucial da montagem do orçamento. Durante toda esta semana, uma vez por dia e durante duas horas, servidores de áreas técnicas e administrativas do Tribunal apresentaram aos desembargadores as planilhas e gráficos com projeções das despesas e investimentos propostos para 2015.

A discussão já leva em conta, também, os parâmetros da Resolução 195 do CNJ, de 3 de junho de 2014, que determina que os tribunais identifiquem, separadamente, as parcelas dos recursos destinadas ao primeiro e ao segundo graus de jurisdição, especialmente os de natureza não vinculada (que excluem itens como salários, benefícios, assistência médica-odontológica, etc).

Para o desembargador Edmilson Antonio de Lima, foi importante conhecer melhor a realidade do Tribunal e suas necessidades. “Sabendo que os recursos muitas vezes são insuficientes para enfrentar as despesas, a pessoa compreende melhor os desafios da administração e fica mais seletiva no momento de criticar e também de sugerir medidas”, avaliou.


Em novembro, inicia-se outra etapa do planejamento do TRT-PR, quando os magistrados poderão participar das discussões da proposta orçamentária prévia do orçamento para 2016.

Notícia publicada em 28/07/2014
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br