Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 07:40:57

Manual mostra como falar sobre pessoas com deficiência

Notícia publicada em 16/07/2014
Guia: como falar sobre pessoas com deficiência
Imagem reproduz página inicial de guia lançado pela Câmara dos Deputados sobre forma correta de falar a respeito de pessoas com deficiência.

A Câmara dos Deputados lançou recentemente um manual para profissionais de comunicação com orientações sobre como falar sobre pessoas com deficiência. Apesar de ter sido produzido para a imprensa, o guia “Como falar sobre deficiência” pode ser consultado por todos os interessados pelo assunto. Em linguagem simples e direta, o manual traz exemplos de como devem ser produzidas as mensagens destinadas a este público.

 

A deputada Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) coordenou os trabalhos de produção do material. Segundo a parlamentar, que é cadeirante, é preciso tratar as pessoas com deficiência com igualdade, evitando vitimá-las ou supervalorizar as suas ações. "Temos que ser vistos pela sociedade de uma forma geral, antes da cadeira, antes da muleta, antes dos óculos, do aparelho auditivo, da bengala, como uma pessoa, como um cidadão que tem direitos e deveres como qualquer outro", afirmou a deputada.


O texto da cartilha, proposto pela Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa das Pessoas com Deficiência, traz ainda frases veiculadas na imprensa que demonstram preconceito e por isso precisam ser evitadas, a exemplo do termo "deficiente", que passa a ideia de que a deficiência está presente por inteiro nessa pessoa. O melhor, neste caso, é usar pessoa com deficiência. 

Segundo Convenção Internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.


Acesse AQUI o conteúdo do manual.

Notícia publicada em 16/07/2014
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
Fonte: Agência Câmara Notícias
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br