Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 25/04/2024 20:29:08

Município de Fazenda Rio Grande reivindica instalação de unidade da Justiça do Trabalho

Notícia publicada em 21/05/2014
Fazenda Rio Grande reivindica instalação de unidade da Justiça do Trabalho
O município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, reivindica a instalação de uma vara do trabalho para trazer o atendimento da Justiça para mais perto da população. A aspiração foi apresentada ao presidente do TRT-PR, desembargador Altino Pedrozo dos Santos, em uma visita recente do prefeito Marcio Wozniack.

Prefeito do município de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack


Da esquerda: secretário  do Trabalho de Fazenda Rio Grande, Marcelo Eroni Pelanda; presidente do TRT-PR, desembargador Altino Pedrozo dos Santos; prefeito Marcio Wozniack e secretário de Administração do município, João Valdir Falat




Notícia publicada em 21/05/2014
Assessoria de Comunicação do TRT-PR
(41) 3310-7313
ascom@trt9.jus.br
Atualmente, os processos trabalhistas de Fazenda Rio Grande são direcionados para o Fórum de São José dos Pinhais.

Na primeira década de 2000, Fazenda Rio Grande viu seu número de habitantes aumentar em 30%, o dobro do crescimento populacional médio da Região Metropolitana de Curitiba. Mas isso foi até o último Censo Demográfico, em 2010. “De lá para cá”, diz o prefeito Marcio Wozniack, “nossa população continua aumentando de forma intensa, e isso não aparece nas estatísticas oficiais”.

O prefeito tenta reunir argumentos, números e estatísticas para demonstrar que moram hoje em Fazenda Rio Grande entre 120.000 e 130.000 pessoas, e não 89.037 – estimativa atual do Ipardes com base no último censo do IBGE (2010). Neste sentido, um banco de dados está sendo atualizado com números de ligações de água, de eletricidade, e até contas bancárias. No final de julho os agentes de saúde devem terminar um recadastramento de todas as unidades residenciais do município, o que poderá gerar mais um argumento.

À frente da mesa do prefeito o computador tem sempre uma “janela” aberta no aplicativo Google Maps, como um lembrete da contínua e acelerada expansão imobiliária e industrial. Expansão que pode ganhar ainda mais fôlego já que, em fevereiro último, foi concluída a duplicação da BR-116 entre o município e a capital paranaense.

A administração do TRT-PR comunicou ao prefeito Marcio Wozniack a autorização dos estudos sobre a viabilidade da instalação da Vara do Trabalho em Fazenda Rio Grande; dispôs-se, igualmente, a dar orientações quanto aos procedimentos junto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) que, na análise dos pedidos, leva em consideração a questão populacional, aspectos geográficos e a quantidade de processos, entre outros itens.