Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 24/04/2024 21:45:10

Curso de Especialização: 400 assessores

Notícia publicada em 30/08/2012

Curso de Especialização em Direito promovido pela Escola Judicial formará cerca de 400 assessores para o trabalho nas Varas e nos gabinetes de Magistrados


Segunda turma iniciou os estudos nesta quarta-feira, 29, com a aula magna "Perspectivas dos Direitos Sociais"

 

 

 

Curitiba, 30 de agosto de 2012 - Um grupo de 50 assessores e assistentes de magistrados de Curitiba e Região Metropolitana iniciou nesta quarta-feira, 29 de agosto, a segunda turma do Curso de Especialização em Direito: Capacitação Avançada para o Assessoramento da Jurisdição Trabalhista. O curso é ministrado pelas Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil) nas salas de capacitação da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR). O projeto plurianual tem o objetivo de formar oito turmas ao longo de quatro anos, abrangendo todas as regiões do Paraná. Os 50 assessores de desembargadores que compõem a primeira turma começaram as atividades - que serão concluídas em dezembro - em fevereiro deste ano.

“A Escola Judicial do TRT-PR tem a finalidade de aprimorar continuamente a formação de magistrados e servidores, promovendo estudos que possam envolver a atividade fim, de forma a oferecer uma prestação jurisdicional voltada ao trabalho humano”, enfatizou a diretora da Escola Judicial, desembargadora Marlene Fuverki Suguimatsu, durante a solenidade de abertura do curso. De acordo com a diretora, “a Escola Judicial atua em mecanismos da realidade social jurídica, traduzindo-os em programa de capacitação preocupado com a pessoa do magistrado e do servidor”.

A aula inaugural foi ministrada pelo professor espanhol Gerardo Pisarello, titular de Direito Constitucional da Universidade de Barcelona e vice-presidente do Observatório de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da Espanha. Gerardo Pisarello é autor e editor de numerosos artigos e livros sobre Constitucionalismo, Democracia e Direitos Humanos e durante a aula magna abordou o tema “Perspectivas aos Direitos Sociais”.


Para Pisarello, os direitos sociais têm sido questionados na atualidade, no plano internacional, principalmente pela crise econômica. “Há um impacto forte na vida jurídica, nesse contexto de crise na Europa”, esclareceu ao público, que formulou várias perguntas. Segundo o professor, diante da nova realidade mundial é preciso haver uma recuperação das garantias dos direitos sociais. Também ressaltou a importância da garantia desses direitos por meio dos próprios destinatários, como é o caso do orçamento participativo iniciado no Brasil e outras formas de atuação da sociedade na política.


A segunda turma, prioritariamente formada por servidores que atuam em Varas do Trabalho, iniciou nesta quinta-feira, 30, a programação regular do Curso de Especialização, com aulas ministradas pelo professor da UFPR Celso Ludwig.




Professor Gerardo Pisarello


Clèmerson Clève (Unibrasil), Gerardo Pisarello, desembargadora
Marlene Suguimatsu e Wilson Ramos Filho (Unibrasil)

**
Plateia da primeira aula ministrada nesta quarta-feira:






Ascom TRT-PR
Texto: Flaviane Galafassi
Fotos: Inara Passos
(41) 3310-7313
imprensa@trt9.jus.br