Aguarde...
Tribunal Regional do Trabalho - 9ªRegião

Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região

Página gerada em: 24/04/2024 08:29:32

PR: Número de acidente de trabalho é grande

Notícia publicada em 20/08/2012

Número de acidente de trabalho no Paraná está entre os maiores do país

Dados e projetos para solucionar o problema foram apresentados em evento no TRT-PR

 

Curitiba, 20 de agosto de 2012 - O Paraná apresenta a terceira maior incidência de acidente de trabalho dentre os estados brasileiros: 13,67 a cada 100 mil trabalhadores. As estatísticas de morte no trabalho também são preocupantes. Embora na década de 1990 a média no Estado fosse de 32 óbitos em 100 mil, a taxa atual é de 7,98 mortes, ainda acima da média nacional de 7,4.


Os dados, disponíveis no Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR), foram apresentados pela auditora fiscal do trabalho June Rezende, durante o Curso e Oficina Pedagógica, evento da Escola Judicial do TRT-PR, realizado na sexta-feira, 17 de agosto. Segundo ela, ainda há um longo caminho a se percorrer para mudar esse panorama. “Nós estamos matando muito”, resumiu. A infraestrutura aquém das necessidades contribui para os dados alarmantes. “O Paraná ainda não possui serviço de saúde especializado para o trabalhador”, acrescentou.


Se o Paraná não aparece bem ranqueado entre os Estados brasileiros, o próprio país também não figura bem nas estatísticas mundiais. A taxa de mortalidade a cada 100 mil trabalhadores, 7,4 no Brasil, representa quase o dobro dos dados de Portugal (4), e é quatro vezes superior à taxa da União Europeia (2 mortes).


De acordo com os últimos dados disponíveis, a probabilidade de óbito no trabalho no Brasil é superior a de países como Tailândia, Malásia e Equador. Diante desse panorama, a auditora June Rezende apresentou projetos que podem ser implantados para melhorar esse quadro.


 O Curso e Oficina Pedagógica – Articulação Interinstitucional para Tutela dos Interesses Coletivos do Trabalho ainda contou com a participação dos auditores fiscais Nailor Grossel e Humberto Retondario, do procurador do trabalho Alberto Emiliano Neto, do advogado da União Marcus Vinicius Bittencourt e do procurador da Fazenda Luiz Roberto Beggiora. A abertura do evento ficou a cargo do juiz do trabalho Paulo Conti, Coordenador da Escola Judicial.



Participantes do Curso e Oficina Pedagógica da Escola Judicial


Juiz Paulo Conti

 

Auditor Fiscal do Trabalho Nailor Grossel



Auditor Fiscal do Trabalho Humberto Retondario



Texto: Bruno Calzavara

Fotos: Letícia Gabriele e Inara Passos

Ascom TRT-PR
(41) 3310-7313
imprensa@trt9.jus.br