quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Servidor do Paraná ganha ouro nas olimpíadas da Justiça do Trabalho

Na X Olimpíada Nacional da Justiça do Trabalho, o servidor do Tribunal Regional do Trabalho Paraná (TRT) Eduardo Santos Alonso traz para casa a vitória e o ouro que disputava no tênis de campo, em Belo Horizonte, com parciais 6-0 e 6-2.  A final ocorreu na tarde desta quinta-feira, 22, entre os servidores do Paraná e de Goiás. Estão participando da competição 870 atletas, representantes de 20 Tribunais Regionais do Trabalho. A olimpíada foi aberta no último sábado e prosseguirá até o dia 24. As disputas ocorrem nas modalidades de atletismo, natação, ciclismo, futebol soçaite, futsal, handebol, basquete, vôlei, futevôlei, vôlei de areia, tênis de campo, tiro ao alvo, pesca, judô, tênis de mesa, futebol de mesa, dama, dominó e xadrez.

(Marcos Dias, estagiário supervisionado por jornalista profissional)

Ascom TRT-PR
(41) 3310-7313
imprensa@trt9.jus.br

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Escritório do Advogado (TRT-PR) é apresentado a gestores do PJe

O juiz Bráulio Gabriel Gusmão apresenta, aos gestores
do PJe, o sistema desenvolvido no Paraná
CSJT INFORMA  - Gestores envolvidos no desenvolvimento de diferentes módulos do Processo Judicial Eletrônico (PJe) conheceram, na última quarta-feira (24/8), o projeto Escritório do Advogado, implantado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR). A ferramenta, usada desde novembro de 2010, foi apresentada pelo Juiz do Trabalho Bráulio Gabriel Gusmão às equipes do PJe-JT, PJe-TST e à gerência técnica do PJe-CNJ. Com o Escritório Digital, os advogados paranaenses passaram a ter um espaço próprio dentro da estrutura de Tecnologia da Informação do TRT. No espaço virtual, mediante senha ou certificado digital, é possível organizar processos, acessar e assinar eletronicamente documentos, peticionar e praticar atos para os quais, antes, era necessário ir até o Fórum. Segundo o juiz Bráulio Gabriel Gusmão, que liderou a equipe de desenvolvimento do projeto, o sistema teve grande aceitação da advocacia paranaense. Para facilitar o uso da ferramenta foi disponibilizado um tutorial, explicando todas as funcionalidades oferecidas. O Escritório do Advogado já foi implantado nas 86 Varas do Trabalho do Paraná.

(Patrícia Resende/CSJT)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

PROCESSO ELETRÔNICO DO TRT-PR ESTÁ PRONTO PARA CONEXÃO COM O PJE DO CNJ

Conselho Nacional de Justiça lança nesta terça-feira o software que unificará o processo em meio eletrônico em todo o País

Graças aos investimentos realizados desde 2009 e intensificados a partir de outubro do ano passado, o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná está pronto para o PJE (Processo Judicial Eletrônico), que será entregue nesta terça-feira (21/6) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília.
O PJE é um software desenvolvido pelo Conselho. O produto está sendo complementado pelos Tribunais Superiores, para atender às especificidades de cada ramo do Judiciário. Na Justiça do Trabalho, o próprio presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, lidera a implantação, que ele definiu como prioridade número 1 do TST. A versão do Trabalho do PJE, fase de conhecimento de processos, deverá ser concluída no próximo semestre.
O TRT paranaense está pronto para utilizar plenamente o PJE, pois, embora já utilize o processo eletrônico, desenvolveu um sistema complementar, não concorrente. Enquanto o CNJ e o TST desenvolveram os softwares, o TRT-PR investiu na infraestrutura, acesso (Escritório Digital e Gabinete Digital), capacitação (inclusive dos advogados) e na cultura digital, com o que formou um conjunto que pudesse ser acoplado ao PJE, qualquer que fosse a orientação que o software adquirisse.
Lançamento - O anúncio oficial de que o PJE está liberado para uso será feito durante Sessão Plenária do CNJ desta terça-feira. A sessão contará com a presença no presidente do CNJ, ministro Cezar Peluso, e dos presidentes do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, e do Superior Tribunal de Justiça, ministro Ari Pargendler.
No dia 22/6, o PJE será apresentado aos presidentes dos tribunais, juízes e servidores indicados. O encontro visa explicar o funcionamento do sistema e esclarecer as dúvidas dos representantes. O software PJE foi elaborado pelo CNJ a partir da experiência e da colaboração de diversos tribunais brasileiros. O sistema é uma base eletrônica que permite o acompanhamento de todos os processos judiciais, independente se a tramitação ocorre na Justiça Federal, dos Estados, na Militar ou na do Trabalho.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Ministros debatem uso da internet nos processos trabalhistas


Com a implantação do processo eletrônico na Justiça do Trabalho, a Internet se tornou um grande facilitador para advogados, magistrados e servidores quando buscam informações sobre determinado processo. Muitos sites de Tribunais Regionais do Trabalho em todo Brasil vêm sendo remodelados e hoje contam com ferramentas de busca processual que permitem a visualização de suas decisões com o inteiro teor de sentenças e acórdãos.
O uso dos sites dos Regionais como meio de pesquisa processual para se verificar informações sobre um processo foi assunto hoje na Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do Tribunal Superior do Trabalho, durante o julgamento de processo em que a parte, ao recorrer, teria deixado de anexar cópia do acórdão que pretendia ver reformado. Em sua defesa, argumentava que, para sanar a omissão, bastava que o relator tivesse ido ao site e verificado o inteiro teor da decisão.
O caso tratava de embargos contra decisão da Quarta Turma do TST que negou seguimento a agravo de instrumento da Cereais Célia Ltda., por deficiência de traslado. A empresa deixou de anexar cópia do inteiro teor do acórdão do julgamento de seu recurso ordinário no regional – justamente a decisão que buscava modificar.
Recurso da empresa
Em seu recurso à SDI-1, a empresa alegou que a íntegra da decisão, ausente no recurso, estava disponível na Internet, no site do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (SC), bastando uma consulta para verificar o seu inteiro teor. Por estas razões, argumentou que a Turma poderia conhecer do agravo. Ainda em sua defesa, o advogado da empresa chamou a atenção para o fato de ter anexado ao recurso de embargos dois acórdãos com decisões divergentes da tese adotada pela Quarta Turma ao negar o conhecimento do agravo, ou seja, decisões que admitiam a possibilidade de que o próprio magistrado buscasse na Internet informações pertinentes ao processo.
Por fim, o advogado observou que o uso da internet está se tornando uma atividade corriqueira, não só para advogados, mas em todo o Judiciário. Para ele, com o posicionamento adotado pela SDI-1 nos acórdãos trazidos no recurso seria possível se ultrapassar o alegado vício contido no agravo.
SDI-1
A relatora, ministra Rosa Maria Weber, observou que a discussão dizia respeito à necessidade, para exame do recurso de revista, de haver ou não o inteiro teor do acórdão – para ela, peça essencial que deve constar do recurso. A ministra salientou que as decisões supostamente divergentes apresentadas pela defesa da empresa eram inespecíficas e não enfrentavam a questão ali discutida.
Segundo a ministra, os arestos apresentados nem sequer enunciavam tese sobre a necessidade de translado do acórdão regional para regular formação do instrumento de agravo, ou tratavam da possibilidade de o próprio magistrado fazer a consulta ao documento digital com o inteiro teor. Num deles, o ministro Vieira de Mello Filho informava apenas ter ido ao site do regional para verificar a especificidade de um acórdão para efeito de recurso de revista. Em outro, o ministro Guilherme Caputo Bastos comparou dados do processo com dados da internet a fim de verificar questão relativa à tempestividade.
O ministro Augusto Cesar de Carvalho, ao votar com a relatora pelo não conhecimento, lembrou que, em breve, a discussão sobre a formação do agravo se esvaziará com o avanço do processo eletrônico.
(Dirceu Arcoverde)
Processo: E-ED-AIRR-45840-62.2007.5.12.0023

Link de 100 Megabits está sendo implantado

Foi contratado e está em fase final de implantação o link de 100 Mbps (Megabits por segundo) que vai assegurar aos advogados o tráfego veloz de dados no Escritório Digital, porta de entrada do processo eletrônico no TRT-PR para os usuários externos. Com essa estrutura, torna-se remota a possibilidade do sistema “travar” durante o acesso. É um dos melhores serviços de conexão existentes no mercado, utilizado por grandes corporações. Para ter uma idéia da capacidade, compare com o link de um escritório, que, quando grande, chega a 15 Mbps, ou com o de uma residência, normalmente menor que 10 Mbps, e considere que, nesses casos mais comuns, a capacidade é somente nominal, não efetiva. No caso do link disponibilizado pelo TRT-PR, a capacidade é de 100 Mbps efetivos, 100% do tempo.

Novo visualizador permite “folhear” processo eletrônico

O TRT adquiriu para o processo eletrônico um novo visualizador, que reproduz, na tela, a sensação de folhear os volumes. Com ele, os documentos do processo conservam a aparência original e a experiência de manipulá-los é mais semelhante à tradicional. O software tem várias opções de aplicação, que podem ser vistas no site do fornecedor: http://www.mavenflip.com.br/ (explore o link “cases”). Para o Tribunal, foi desenvolvida uma versão customizada, própria para processos judiciais. A compra foi realizada para minimizar a sensação de “afastamento” provocada pelos documentos em pdf. Os “volumes” passam a ser visualizados na tela e manuseados como se fossem folhas de papel.

120 servidores de Londrina recebem treinamento

Nesta semana, 120 servidores de Londrina concluíram o treinamento em processo eletrônico. Só na fase a distância, foram 40 horas.aula. Para completar a preparação da implantação na cidade, dois servidores de cada vara de Londrina passaram dois dias em Curitiba, recebendo treinamento nas Varas Madrinhas que lideram a implantação do sistema na Capital. A partir de junho, as sete Varas londrinenses passarão a receber os processos em meio eletrônico.

Juízes ganham gabinete digital, que pode ser acessado pela Web

Os juízes das Varas que já estão com processo eletrônico poderão acessar e realizar o trabalho do gabinete pela Web, com a nova ferramenta desenvolvida pelo Tribunal. O gabinete digital, que será entregue aos magistrados nos próximos dias, é uma área de trabalho que engloba todas as atividades da Vara e pode ser acessada a partir de qualquer computador, em qualquer lugar, pela Internet. À distância, o juiz tem como conferir e assinar eletronicamente despachos, sentenças e outros expedientes, além de consultar processos, acompanhar a pauta de audiências e consultar os autos.

Processo eletrônico em Londrina começa com tranquilidade

A implantação do processo eletrônico nas Varas do Trabalho de Londrina foi bem recebida e atendeu às expectativas da Justiça do Trabalho. Desde o dia primeiro, as sete Varas da cidade recebem processos somente em meio eletrônico. De acordo com o juiz Bráulio Gabriel Gusmão, que coordena a implantação do novo serviço, o início foi muito tranquilo. “O fato de o processo eletrônico começar apenas com novas ações implica numa adaptação gradativa e sem sobressaltos”, disse o juiz. Os três primeiros processos protocolados pelo novo sistema foram apresentados pelo advogado Jorge Hamilton Aidar, que nem precisou ir até o Fórum Trabalhista. Os processos foram enviados pela Internet, do próprio escritório. “Para nós, que temos uma experiência de 40 anos, sempre utilizando o papel nas petições e manuseando processos às vezes volumosos, sempre fica a impressão de que faltou alguma coisa, de que faltou pegar a caneta e assinar o documento, como estávamos acostumados. Mas tudo é mais rápido e a experiência anterior, com o processo eletrônico em Cambé, onde também atuamos, nos ajudou a sair na frente na utilização desse sistema em Londrina”, descreveu o advogado.
Para Jorge Hamilton Hadar, embora ainda venham a ser necessárias adaptações, “as orientações e os recursos colocados à disposição pelo Tribunal do Trabalho, como a disponibilização de scaners quando é necessário digitalizar documentos, são suficientes e tudo está funcionando a contento.”
Nos próximos dias, as principais atividades serão centradas no atendimento aos advogados no Serviço de Distribuição e na orientação aos Diretores de Secretaria das Varas do Trabalho de Londrina. O Tribunal Regional do Trabalho também iniciará um curso a distância, com certificado, para os advogados.
(Nelson Copruchinski – Ascom TRT-PR)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

RENOVAÇÃO DOS CERTIFICADOS ELETRÔNICOS EXIGIRÁ ATUALIZAÇÃO DOS COMPUTADORES

Os certificados eletrônicos dos Sites do tribunal (http://www.trt9.jus.br/) serão renovados no próximo dia 31 de maio. Em razão disso, a partir dessa data, quando os usuários tentarem acessar serviços do site do Tribunal, tais como o Escritório Digital, seus navegadores ("browsers") poderão exibir mensagens informando que o
endereço acessado não é mais confiável.
Para evitar esse problema e continuar acessando normalmente os sites do Tribunal, orientamos os usuários a adotarem (se possível de imediato) os passos abaixo, acessando o link http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Certificacao/RepositoriodaACRaiz

* Para atualizar o navegador Internet Explorer, seguir os passos 1 a 5;

* Para atualizar o navegador Mozilla Firefox, seguir os passos 1 a 5;

* Para atualizar o visualizador de arquivos Adobe Acrobat Reader (9.x ou superior), seguir os passos 1 a 7.

Será imprescindível a execução destes procedimentos para acesso normal aos Sites do Tribunal.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Novos links dão ao Tribunal capacidade 8 vezes maior na transmissão de dados

Tribunal Regional do Trabalho do Paraná adquiriu da Copel (Companhia Paranaense de Energia) links ultrarrápidos para as suas 86 Varas do Trabalho, instaladas em 51 municípíos. A nova infraestrutura viabilizará o serviço de internet banda larga ultrarrápida, com transmissão de dados por fibras óticas, por meio de modernas plataformas tecnológicas das redes de acesso, transporte e comutação de informações. Serviço único no mercado, este sistema amplia a transmissão de dados do TRT-PR em oito vezes, aumentando consideravelmente a velocidade da conexão.
O grande "up grade" da conexão de Internet do TRT foi possível porque a Copel investiu na instalação de uma rede de fibras óticas de 3 mil quilômetros, que já interliga boa parte do Paraná. Desta forma, as 86 Varas do Trabalho poderão ser conectadas com maior velocidade ao Data Center, instalado em Curitiba, que reúne e armazena todos os dados do Tribunal. O novo sistema será extremamente útil aos juízes e servidores das varas do interior, que dependem deste tipo de acesso para atuar. "Este serviço se encaixa exatamente naquilo que precisávamos, com a vantagem adicional de despendermos praticamente os mesmos recursos financeiros por um sistema muito melhor, mais rápido e eficiente", enfatiza o diretor geral do TRT-PR, Eduardo Silveira Rocha.
Oitenta por cento das Varas do Trabalho já receberam o novo serviço, que deverá chegar a 100% delas até o fim de maio.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Advogados aprovam atendimento do processo eletrônico

A estrutura de atendimento preparada para a implantação do processo eletrônico, no Fórum trabalhista de Curitiba, agradou aos advogados. Servidores do TRT garantem o sucesso das primeiras petições no novo formato, auxiliam e treinam os advogados e seus estagiários. A força-tarefa mostrou-se essencial para o sucesso do novo sistema e deverá ser replicada na expansão para o interior do Estado.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Um buraco no muro

Uma reportagem que leva a muitas reflexões: O que estamos fazendo, ao transportar os processos judiciais para o ambiente digital? Qual é a nossa capacidade de aprender a utilizar essa tecnologia? O que isso representa, em termos de acesso ao Direito?

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vídeo sobre últimos dias do processo em papel é o mais assistido


Um vídeo "doméstico" de 1 minuto, editado para o público interno do TRT-PR, sobre a despedida do processo com autos em papel - e da burocracia que ele representa - é o mais assistido da Videoteca do TRT-PR desde que ela foi criada, há cerca de oito meses. Em menos de um mês, foram cerca de 2.500 exibições - mais que a totalidade do público-alvo. Com o processo eletrônico, mostra o vídeo, 2011 será outra história...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

quarta-feira, 20 de outubro de 2010